Além do dado brasileiro apontado pela Experian, globalmente, 50% das empresas seguem este caminho
Ao todo 79% das empresas brasileiras utilizam dados para aprimorar o atendimento ao cliente, enquanto, globalmente, metade das companhias seguem este caminho. As informações são da Pesquisa Global sobre Gestão e Qualidade de Dados, realizada pela Experian, com 1.400 profissionais de áreas como TI, marketing e vendas, em oito países, entre outubro e novembro do ano passado.
Para 33% dos respondentes, o erro humano continua sendo a maior causa da imprecisão de dados, fato que ficou lado a lado com a falta de recursos internos e pouca comunicação entre departamentos, apontados por 32% dos entrevistados. Além disso, o estudo aponta que a qualidade de informações para 40% dos profissionais, a falta de padronização para 35%, questões relacionadas ao orçamento para 29% e o uso de ferramenta ineficazes para 26% estão entre os principais fatores de atraso em projetos de migração de dados.
De acordo com a pesquisa, 83% dos brasileiros depositam sua crença na efetividade de campanhas, por meio de aprimoramento das soluções de dados. “Os profissionais brasileiros já enxergam que uma estratégia bem sucedida depende da implementação de boas políticas e gestão de qualidade de dados. Eles também esperam usar seus dados para aumentar a receita e melhorar o atendimento ao cliente”, disse Michelle Carneiro, gerente de produtos da Serasa Experian, em nota oficial.
Entre os respondentes, 51% responderam que os obstáculos podem ser reduzidos com uma melhor comunicação, 47% com melhorias na qualidade dos dados e 40% na utilização de ferramentas mais inovadoras. “Daqui para a frente, aumentar as práticas de gerenciamento de dados e governança será ainda mais importante. Isso irá assegurar que as empresas consigam impulsionar oportunidades para elas e para seus clientes”, concluiu Michelle Carneiro.