Estudo indica que a maior preocupação ainda está na redução de custos em vez que na solução das dificuldades
A cadeia de abastecimento continua preocupando os executivos. Estudo realizado pela GT Nexus, plataforma global de comércio eletrônico na nuvem, identificou que 40% de 250 entrevistados afirmam que tiveram seus negócios afetados por problemas de supply chain nos últimos 12 meses. Mesmo assim, apenas 24% dos respondentes disseram que contam com um CSCO (Chief Supply Chain Officer), profissional responsável pela área.
Para Greg Kefer, VP de marketing corporativo da GT Nexus, o levantamento indica que os fabricantes esperam enfrentar grandes desafios na cadeia de abastecimento neste ano. As novas demandas, diz ele, podem ser decorrentes de fatores externos que extrapolam o controle dos gestores. “Os dados sugerem que as práticas atuais no mercado podem estar erradas, sendo mais focadas na redução de custos, por exemplo, do que em contar com um profissional que possa resolver problemas críticos”, explica Kefer.
O estudo também indicou que 38% dos entrevistados não acreditam que a cadeia de abastecimento será afetada pela tecnologia este ano. Em contrapartida, 64% reconhecem usar a tecnologia para gerenciamento de inventário. Uma minoria afirma utilizar soluções mais avançadas, como analytics (13%), internet das coisas (11%) e RFID (3%).