Estudo mostra que 58% dos consumidores alteraram sua forma usual de pagamento após a pandemia do novo coronavírus, e que 53% agora fazem compras em supermercados on-line uma vez ao mês
Mais um levantamento sinaliza mudanças no comportamento dos consumidores no Brasil após a pandemia, com foco em um aumento da inclusão no sistema bancário e em uma intensa digitalização do consumo.
Dessa vez, um estudo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) em parceria com a Toluna mostra que após. chegada da pandemia, 58% dos consumidores alteraram seus meios usuais de pagamento nas compras em lojas físicas – 35% trocaram o dinheiro físico pelo cartão de débito.
“Existe um forte movimento de redução do uso de dinheiro vivo, que vem sendo substituído pelo cartão de débito. O crescimento dos bancos digitais, o PIX e o open banking deverão reforçar a digitalização dos meios de pagamento”, analisa Eduardo Terra, presidente da SBVC.
Além disso, 14% dos consumidores on-line compraram pela primeira vez na internet durante a pandemia, e 54% fizeram compras em estabelecimentos que utilizam serviço de “drive thru”.
A pesquisa, que ouviu mil consumidores entre o final de setembro e o início de outubro, mensurou ainda algumas mudanças na forma como as pessoas buscam atividades de lazer. “Passeios de carro se tornaram um momento de descompressão”, diz o estudo, e 19% dos entrevistados participaram de eventos em locais abertos.
“O varejo brasileiro está se digitalizando rapidamente. Boa parte desse consumo continuará on-line, já que a experiência de compra tem sido considerada melhor que a das lojas. Avançamos anos em questão de meses”, analisa Terra, da SBVC. Para ele, modelos de experiências híbridas entre físico e digital serão cada vez mais importantes.
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