17/11/2015 – 07:59
E se torna a primeira locadora de automóveis a lançar ação em plataforma de música digital. TV1.Com cria canal da Localiza no Spotify para oferecer experiência musical aos clientes que alugam carros a trabalho ou lazer.
Em ação desenvolvida pela TV1.Com, a Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, lança no Spotify um canal exclusivo com cinco playlists temáticas para embalar os clientes que alugam carros a trabalho ou lazer, nas diferentes situações encontradas pelas ruas. Como primeira locadora de automóveis a fechar uma parceria com a plataforma de música online, a empresa quer ampliar ainda mais o relacionamento com seus públicos já no ambiente digital em que eles estão, oferecendo uma experiência pertinente durante o uso do veículo.
Como agência digital da empresa desde 2013, sabemos do valor de se pensar em toda a jornada de consumo do cliente no meio online, com iniciativas que vão desde as ações de branding até a mídia performance. O trabalho permanente de planejamento, em conjunto com o time de Marketing da Localiza, nos permitiu criar e operacionalizar essa entrada no território da música, porque entendemos que não importa o destino, mas fazer parte do caminho de cada usuário, cuidando para que todos os momentos de experiência de marca sejam especiais, conta Mauricio Moreira, diretor de planejamento da TV1.Com.
A agência identificou que 40% das playlists de sucesso do Spotify remetem a momentos do dia a dia e, baseados nisso, a equipe planejou listas exclusivas com temas e nomes criativos para os momentos ao volante. Na Zen Trânsito, a proposta foi trocar as buzinadas das ruas por flautas, harpas e vocais que melhoram o astral; na Retrô-Visor, uma viagem no tempo com boy bands, grunge e grandes hits dos anos 70, 80 e 90; em Siga o Sol, as músicas selecionadas convidam a jogar tudo para o alto, pegar a estrada e dirigir por onde o astro guiar. Outra opção para escutar é a Carrokê, com clássicos do pop, canções latinas e muito brega para cantar com amigos desafinados. E, por fim, a Você na direção traz letras fortes e motivadoras para dar a partida no líder interno do motorista.
Uma sexta playlist, a #PeçaAsua, será criada com a participação dos usuários via Facebook. De acordo com os temas sugeridos pela Localiza sazonalmente, o público será convidado a interagir para desenvolver a lista colaborativa. O canal é aberto para ser acessado por qualquer pessoa, não apenas clientes, em desktops ou dispositivos móveis conectados ao Spotify. A campanha de lançamento conta com posts nas redes sociais, chamadas especiais no site, peças de mídia, spots no próprio Spotify e relacionamento online com os clientes da base de contatos, por meio de e-mail marketing.
Segundo o diretor de Marketing da Localiza, Herbert Viana, a empresa está sempre em busca de novas tecnologias que proporcionem ao cliente uma experiência ainda mais atrativa e prazerosa. A Localiza reconhece que a tecnologia passa a ser determinante no processo de atração e retenção dos clientes e por isso a companhia investe tanto em inovações, diz.
Em menos de um ano no Brasil, o Spotify tornou-se líder no mercado nacional, com 12 milhões de pessoas registradas e uma média de quase 140 minutos de uso diário. Além do crescimento do consumo de serviços streaming, percebe-se que a forma de ouvir música mudou, especialmente com a possibilidade de fazer isso em movimento o acesso via celular e tablet supera o desktop e, no mundo, 63% dos assinantes escutam a plataforma no carro e 26% ouvem durante a viagem. É um cenário bastante favorável para que as marcas percebam a oportunidade de se apropriar da área musical. Acreditamos muito no potencial deste projeto em aproveitar o carro como facilitador de mobilidade para oferecer música, relacionamento e interação da locadora com seus clientes, porque vai de encontro com o nosso conceito de oferecer experiências justamente nos momentos de mobilidade dos nossos consumidores, avalia Thiago Machado, diretor de vendas do Spotify.
Direção de criação: Grazielle Granzoto | Coordenação de criação: Rodrigo Bio | Planejamento: Luma Egea e Renato Limonge | Criação: Isis Coelho, Grazielle Granzoto, Felipe Camargo de Oliveira | Redação: Felipe Camargo de Oliveira | Arte: Rafael Bombana | Redes sociais: Isis Coelho e Eduardo Vasques | Mídia: Carolina Trettel e Daniela Macabeu | Gestão de projeto: Lucas Mello | Direção de conta: Bira Miranda.
TV1.Com Agência pioneira na internet brasileira, a TV1.Com é referência em marketing e inteligência digital desde 1995, com cases para as principais marcas brasileiras. Com foco em soluções de relacionamento e performance para desenvolver negócios inovadores, vamos além da comunicação, integrando criação, planejamento e tecnologia. Entre os nossos clientes estão GOL Linhas Aéreas, Localiza, SESC São Paulo, Sodexo, Eurofarma e Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República).
Localiza Com quatro décadas de atuação no mercado, ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) desde 2005, cerca de 4,5 milhões de clientes e 7.249 colaboradores, a Localiza é a maior rede de aluguel de carros da América do Sul: são 557 agências distribuídas em 391 cidades de nove países e uma frota de 117.449 carros.
Avaliada em 5,2 bilhões de reais, a Localiza opera uma plataforma de negócios absolutamente sinérgicos: aluguel de carros (Localiza Aluguel de Carros), franchising de aluguel de carros, gestão de frotas (Localiza Gestão de Frotas), e uma rede de pontos de vendas de carros desativados da frota para consumidores finais (Localiza Seminovos).
Essa plataforma integrada representa um grande diferencial competitivo para a Companhia uma vez que os negócios são complementares e sinérgicos, proporcionando à Empresa margens competitivas e uma sólida performance financeira.
Spotify é um serviço de música digital via streaming, que permite acesso sob demanda a um catálogo com mais de 30 milhões de músicas. Nosso sonho é fazer com que toda a música do mundo esteja disponível a todos, onde e quando você quiser. Spotify torna mais fácil do que nunca descobrir, gerenciar e compartilhar música com seus amigos, enquanto tem certeza de que seu artista está participando de um acordo mais que justo. O Spotify está disponível em 58 mercados em todo o mundo e conta hoje com mais de 75 milhões de usuários ativos e mais de 20 milhões de assinantes pagantes. Desde o seu lançamento na Suécia, em 2008, o Spotify gerou mais de 3 bilhões de dólares em direitos autorais para artistas e gravadoras. Atualmente, o Spotify é a maior fonte de receita para o mercado da música digital na Europa e o maior e mais bem sucedido serviço de streaming de música no mundo. | www.spotify.com.
Fator Brasil – SP