Possível aquisição da francesa Rue du Commerce representa aquisição de know-how
A possível aquisição da varejista on-line francesa Rue du Commerce pelo Grupo Carrefour representa mais que a aquisição de 5 milhões de visitantes únicos mensais. Caso a negociação com o fundo Altarea Cogedim (dono da Rue du Commerce desde 2012) se concretize, o maior supermercadista da Europa ganhará uma base sólida para atuar no varejo on-line de não-alimentos, com base em uma marca com forte presença na França.
O valor da transação não foi divulgado e está sujeito à aprovação do Conselho da varejista on-line e das autoridades antitruste locais.
Em 2014, a Rue du Commerce apresentou um faturamento de 428 milhões de euros. A aquisição da empresa permitirá ao Carrefour acelerar sua estratégia omnichannel, reforçar sua presença no varejo de não-alimentos e ganhar novas competências para competir, por exemplo, com o Casino, seu maior rival na França, que faturou no ano passado 1,8 bilhão de euros com sua operação on-line CDiscount e está bem mais avançado no desenvolvimento de operações híbridas on-line/off-line.
No Brasil, o Carrefour contou com um site de e-commerce até o fim de 2012, mas anunciou que até o ano que vem deverá retomar a operação de comércio eletrônico. O varejo on-line de alimentos ainda tem presença pouco relevante, mas os maiores supermercadistas globais têm investido em operações de não-alimentos e no desenvolvimento de marketplaces, o que traz ganho de escala e impulsiona a rentabilidade, ao mesmo tempo em que abre as portas para a integração com as operações off-line, com a possibilidade, por exemplo, do uso de recursos como o click & collect (em que o cliente compra on-line e retira na loja).
Revista No Varejo on-line – SP