27/05/2015 STELLO TOLDA – Vice-Presidente de Operações do MercadoLivre O mês de maio de 2015 representa um marco importante para a sociedade brasileira: celebramos os vinte anos da internet comercial no País. Um período em que mudamos a forma de relacionamento com bancos, lojas, meios de pagamentos, consumidores. No começo dos anos 1990, apenas universidades e entidades governamentais podiam se conectar à rede mundial de computadores. Em 1995, a internet foi aberta a todos os cidadãos brasileiros. No início, apenas via Embratel, mas, logo em seguida, por meio de acesso discado. Era o começo de uma revolução digital que derrubaria fronteiras em todo o planeta. O impacto extraordinário da internet na vida de todos os brasileiros nos leva a pensar em conceitos tão culturalmente enraizados que já não conseguimos imaginar como seria a vida sem eles. São comportamentos e objetos tão presentes no nosso dia a dia, que não pensamos mais sobre sua existência. Como a história do peixe que vive na água sem sequer saber o que é ‘água’, navegamos hoje na internet sem uma lembrança clara do que era a vida antes dela. Isso é ainda mais natural quando imaginamos que vinte anos é o tempo de uma geração: há hoje milhões de jovens brasileiros que já nasceram sob o impacto dessa tecnologia que influencia todos os aspectos da nossa sociedade. Um adolescente certamente não consegue imaginar como era possível viver sem a internet, da mesma maneira que as gerações anteriores não imaginariam a vida sem a televisão, o rádio, o telefone, a eletricidade, e assim por diante. Mas são justamente as datas marcantes como a que vivemos agora que nos estimulam a refletir e lembrar que esses avanços tecnológicos só foram possíveis graças ao trabalho de milhares de pessoas e que o mundo digital evoluiu sistematicamente até se tornar ‘água’ para nós, peixes. Há muitos aspectos da internet que poderiam ser destacados, mas ressalto um tema em especial: o comércio eletrônico e a importância que ele exerce sobre a economia brasileira. O comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 44 bilhões em 2014 – uma estimativa baseada no relatório eBit e no total de faturamento dos sites de modelo marketplace. Um crescimento de cerca de 20% em relação a 2013. Se compararmos os números atuais com o ano de 2001, vemos que, naquele ano, o faturamento do comércio eletrônico foi de cerca de R$ 600 milhões. Além disso, o valor médio dos gastos em compras na Internet hoje é de cerca de R$350 de acordo com o eBit – um valor 2,5 vezes maior do que o de 2001. Que outro setor da economia pode apresentar desempenho semelhante em tão pouco tempo? É por isso que analisando esses vinte anos de internet – e, mais especificamente, o comércio eletrônico -, surge em meio à crise econômica uma visão otimista do Brasil. O crescimento do número de pessoas com acesso à internet implica imediatamente no aumento do número de consumidores e no volume de negócios realizados. Comprar pela internet ainda pode ser uma novidade para alguns, mas tende a ser uma atividade cada vez mais natural, algo sobre o qual a gente nem pensa. Como o peixe que vive na água.
Brasil Econômico – SP