Após o cenário de estagnação em fevereiro (0,0%), o Indicador de Atividade Econômica da Serasa Experian (PIB Mensal) apurou avanço de 0,1% em março Na comparação com o terceiro mês do ano passado, houve queda de 0,4%.
O PIB Mensal nos últimos três meses:
Março: 0,1%
Fevereiro: 0,0%
Janeiro: -0,2%
No acumulado do primeiro trimestre do ano, a atividade econômica recuou 1,3% em relação ao mesmo período de 2014. Foi o pior desempenho desde 2009, quando, no primeiro trimestre, houve redução de 2,6% no indicador, na comparação com o primeiro trimestre do ano anterior.
Para os economistas da Serasa Experian, a deterioração do grau de confiança tanto de empresários quanto de consumidores, a alta da inflação e o processo de elevação das taxas de juros para se combatê-la foram elementos que pesaram negativamente sobre a atividade econômica brasileira durante o primeiro trimestre deste ano.
Oferta – Pelo lado da oferta agregada, a agropecuária e o setor de serviços registraram alta em março, enquanto a indústria apresentou queda.
Demanda Houve forte das exportações de bens e serviços, e a única queda foi anotada nos investimentos produtivos (formação bruta de capital fixo).
Advillage/Cidade Biz – SP