Por Adriana Silvestrini* – 01/04/2015
Desde que abriu as portas em agosto do ano passado, na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo, o Supeco atacarejo de conveniência do Grupo Carrefour precisou fazer algumas adaptações para atrair seu público-alvo e, consequentemente, elevar as vendas da bandeira por enquanto, com apenas uma loja no Brasil.
Durante conversa com jornalistas brasileiros em Paris na semana passada, Charles Desmartis, CEO do Carrefour no Brasil, comentou que o desempenho da bandeira Supeco no Brasil está indo bem (ele não revela números). Mas o executivo também afirmou que esses sete meses de funcionamento da loja inspirada na loja espanhola aberta em 2012 não foram fáceis porque a bandeira ainda é desconhecida por aquil. Sabe o que eu aprendi com o Supeco no Brasil?, indaga Desmartis, já respondendo sua própria pergunta. Que primeiro de tudo, precisamos informar e comunicar sobre a marca porque o Supeco não é uma marca conhecida e muito menos sugere um negócio alimentar, afirma o executivo.
A conta é fácil, sem público não há vendas. Diante desse problema, a bandeira decidiu investir na comunicação da marca e contar ao seu público formado por comerciantes, lanchonetes, transformadores e consumidores que aquela loja grande pintada com cores amarela e preto era uma loja de alimentos, um atacarejo.
Distribuímos folhetos e não demorou para as vendas decolarem, conta o executivo francês.
Consultores do varejo também já haviam percebido essa falha em relação ao Supeco. De acordo com Sandro Cimatti, sócio da CVA Solutions, o formato em si parece positivo, mas o nome não faz referência nenhuma ao Atacadão ou ao Carrefour. Isso pode prejudicar o sucesso do Supeco. Creio que até o final de 2016 ou antes, o grupo será ‘obrigado’ a mudar o nome da nova bandeira, completa Cimatti.
Desmartis comentou ainda que durante a fase de implantação da loja no Brasil, o grupo francês pensou em associar o nome Supeco ao do Atacadão, mas não o fez porque queria independência de identidade do Supeco. Ao ser questionado sobre aberturas de mais Supecos no Brasil, Desmartis afirma que uma nova loja será inaugurada na Capital paulista e que também outros mercados serão testados.
Modelo espanhol
O Supeco no Brasil, aberto em agosto do ano passado, segue o mesmo modelo das lojas Supeco abertas na Espanha, onde o formato existe desde 2012 e possui 12 lojas. Duas semanas antes da abertura da loja em Sorocaba (SP), o grupo francês havia inaugurado uma loja na Romênia.
Durante visita à unidade Supeco Alcalá, localizado em Madri, na Espanha, Didier Caux, gerente da loja, comentou que neste mês virá ao Brasil e que está curioso para conhecer a loja de Sorocaba. Nos corredores da filial espanhola, entre uma conversa e outra, não faltaram elogios ao modelo Atacadão no Brasil.
No Brasil o Atacadão funciona muito bem mas esse modelo não cabe aqui na Europa porque as cidades são pequenas. Lá atrás, até pensamos em implantar o Atacadão aqui mas não convém, concluiu Pascal Clouzard, diretor do Carrefour na Espanha, que acompanhou a visita da imprensa brasileira às lojas na Espanha.
* A jornalista viajou à França e Espanha a convite do Carrefour.
Revista Supermercado Moderno online – SP