Por Adriana Silvestrini, de Paris* – 26/03/2015
Foram três os pilares de crescimento do Carrefour Brasil no ano passado, quando as vendas avançaram 4,9% descontada a inflação média de 6,33% pelo IPCA. Segundo Pierre-Jean Sivignon, diretor-financeiro do grupo Carrefour, um dos fatores foi a expansão do Atacadão. Também contribuíram para a alta a melhoria operacional e de gestão dos super e hipermercados, o que elevou o desempenho desses segmentos, além de uma melhoria no sistema financeiro.
A empresa ressalta que, em 2014, a evolução das vendas ocorreu em todos os formatos e lembra que os hipermercados representam um pouco mais de 50% do faturamento. O Carrefour é um grupo multiformato, multicanal e multilocal. Essas são as três características principais da companhia. Dos 10 primeiros varejistas do mundo, poucos têm capacidade e competência para gerenciar vários canais, afirmou Sivignon, durante entrevista a jornalistas brasileiros em Boulogne Billancourt, próximo a Paris, na França. Para o executivo, a atuação multiformato é muito importante porque as condições econômicas e o gosto dos consumidores variam muito em cada país.
*A jornalista viajou à França a convite do Carrefour
Revista Supermercado Moderno online – SP