31/12/2014
Vendas-relâmpago e promoções de um dia receberam maior parte dos investimentos
O celular ganhou muito espaço neste ano como ferramenta promocional do varejo americano. No principal fim de semana de compras do período de fim de ano (os quatro dias entre o feriado de Ação de Graças e a Cyber Monday), 34% dos executivos de marketing dos principais varejistas americanos (pesquisados pela BDO USA) disseram aplicar a maior parte de seus esforços em vendas-relâmpago e promoções de um dia, uma alta de quatro pontos percentuais sobre 2012.
Já em 2013, a alocação de investimentos em ações mobile foi pouco popular (apenas 5%), uma vez que os sites de compras coletivas ficaram distantes da preferência dos consumidores. Uma mudança semelhante, mas na direção oposta, foi vista no uso de mensagens promocionais via SMS: o índice de preferência por esse tipo de ação despencou de 33% para 7%.
Cupons via celular foram usados nesta temporada de fim de ano por 27% dos varejistas pesquisados, índice semelhante aos 28% de 2013. QR Codes foram alvo de investimentos de 18% dos varejistas em 2014.
Revista No Varejo on-line – SP