Pesquisa mostra que poucos alimentos apresentam alguma informação ao consumidor
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou a campanha “De onde vem?”, visando sensibilizar os consumidores sobre a importância da rastreabilidade dos alimentos. A ação informa sobre as vantagens de conhecer a origem dos alimentos e como a rastreabilidade é feita.
Foram elaboradas também peças de comunicação sobre o tema, que serão compartilhadas nas redes sociais. As primeiras peças trazem a pergunta De onde vem? relacionada a alimentos típicos das festas de final de ano. Em janeiro, outras peças serão veiculadas com os alimentos mais consumidos no verão.
Apesar de não haver regulação sobre o tema no Brasil, o Idec realizou uma pesquisa e identificou que algumas redes supermercadistas já possuem programas voluntários de rastreabilidade, porém, ainda insuficientes. O Instituto identificou, em visita aos supermercados, que o maior problema está nos alimentos a granel: apenas 0,06% dos alimentos apresentam alguma informação ao consumidor. Entre os alimentos embalados, são 42,6%. Os alimentos orgânicos têm vantagem – são 56,5% contra 28,7% dos convencionais.
Existem diversos benefícios na rastreabilidade, como a valorização dos alimentos orgânicos e agroecológicos, o respeito à produção socialmente justa e a possibilidade de escolher alimentos elaborados próximos do consumidor, ou seja, com menos emissões de carbono para a distribuição.
Revista No Varejo on-line – SP