24/12/2014 às 10:00:00
O franchising brasileiro não para de crescer. Em 2013, o setor cresceu 11,9% e neste ano, apesar de um ano complexo, deve manter um crescimento bastante acima do PIB nacional, entre 7,5% e 9%, e para abertura de novas unidades, entre 9% e 10%.
O Portal Sua Franquia lista as dez maiores redes de franquias em número de unidades, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF):
1. Correios: Atuante no segmento de serviços e conveniência, possui 7.440 unidades. Interessados na franquia devem concorrer a uma licitação para pessoas jurídicas. O investimento inicial é de R$ 112 mil.
2. O Boticário: A rede faz parte do segmento de cosméticos e perfumaria, tem 3.635 unidades. O investimento inicial é de R$ 250 mil.
3. Ortobom: Rede fabricante de colchões, possui 1.860 lojas e um investimento inicial de R$ 90 mil.
4. McDonald’s: A marca tem 1.756 unidades e um investimento inicial de R$ 2,5 milhões. Porém, atualmente, não aceita novos franqueados.
5. Cacau Show: A rede de chocolates finos tem 1.612 unidades e um investimento inicial de R$ 150 mil.
6. Subway: A maior rede de sanduíches em formato ‘submarino’ do mundo possui 1.595 lojas espalhadas pelo país. O investimento inicial é de R$ 302 mil.
7. Kumon: A rede de educação tem 1.593 unidades e para abrir uma escola é necessário um investimento a partir de R$ 25 mil.
8. AM PM Mini Market: A rede de lojas de conveniência possui 1.565 unidades e todos os franqueados são donos de Postos Ipiranga. O investimento inicial é de R$ 159 mil.
9. Wizard Idiomas: A rede de escolas de idiomas tem 1.264 escolas. O investimento inicial varia de R$ 57,5 mil a R$ 343 mil.
10. Jet Oil: A rede de serviços automotivos tem 1.235 unidades e para abrir uma franquia é preciso ser dono de um Posto Ipiranga. O investimento inicial é de R$ 111 mil.
InfoMoney – SP