Conversão ocorre em bairros de SP e Rio; abertura de lojas deve dobrar
CLAUDIA ROLLI
DE SÃO PAULO
Com a melhora da renda de consumidores de várias regiões, supermercados Extra estão se transformando em lojas Pão de Açúcar em bairros de São Paulo e do Rio. A marca deve também dobrar o ritmo de expansão de novas lojas e receber mais investimentos em 2015.
A conversão de lojas Extra em Pão de Açúcar já ocorre em ao menos seis áreas de São Paulo (entre elas, Vila Leopoldina e Mandaqui) e em três do Rio (como Botafogo e Icaraí).
Também ganham espaço em cidades do Nordeste e do Centro-Oeste, regiões em que o Pão de Açúcar não estava presente. É o caso de Aracaju (SE), Campo Grande (MS) e Avaré (SP). No ano que vem, mais uma loja será aberta em Natal (RN).
“As conversões ocorrem em regiões em que a renda familiar supera R$ 10 mil mensais. Além disso, mapeamos 105 municípios no Brasil em que há espaço para uma loja da marca, com serviços e produtos de uma bandeira premium”, afirma Elísio Melo, presidente do Pão de Açúcar, uma das marcas que pertencem ao GPA.
Entre os serviços que serão oferecidos, cita a criação de “boulangeries” (no espaço das padarias) e o aumento de itens importados (sorvetes, biscoitos, trufas, bebidas, entre outros).
Neste ano, foram abertas 8 lojas da marca, houve 9 conversões e 87 foram reformadas. Em 2013, foram 5 inaugurações e 24 lojas reformadas. Para 2015, estão previstas entre 15 e 20 novas.
Em conferência nesta terça (9), o presidente do GPA, Ronaldo Iabrudi, confirmou a expansão da marca e de abertura de lojas principalmente das bandeiras Pão de Açúcar e Assaí, além do Mini Mercado Extra. “Neste ano foram 200 novas lojas, mas, em 2015, serão muito mais com mesmo patamar de investimento [R$ 1,8 milhão a R$ 2 milhões]”, disse Iabrudi. O plano de 2014 a 2016 do GPA prevê a abertura de 650 lojas.
Folha de S. Paulo – SP