04/12/2014 15h32
Empresa promete preços mais baixos que a concorrência
A Amazon, gigante do e-commerce mundial, vai expandir seus tentáculos na internet. A empresa anunciou que venderá em seu site uma linha de fraldas e lenços umedecidos: a Amazon Elements. Por enquanto, os produtos estarão disponíveis apenas para os clientes Prime da empresa, aqueles que pagam uma assinatura mensal de US$ 99 e têm direito a alguns benefícios como entrega expressa gratuita e acesso a séries de TV, filmes e música.
Com esse lançamento, a Amazon passa a competir com alguns de seus grandes parceiros: empresas que vendem fraldas no site como Kimberly-Clark e Procter&Gamble que produzem, respectivamente, as marcas Huggies e Pampers. A competição vai ser acirrada. Ao cortar os intermediários e lidar diretamente com o consumidor final, a Amazon pretende vender um pacote de 40 fraldas por US$ 7,99. Isso significa que cada fralda custará cerca de US$ 0,19, preço abaixo do valor médio praticado pela concorrência, que oscila entre US$ 0,24 e US$ 0,34.
Além do preço competitivo, a Amazon também aposta em outra estratégia para ganhar mercado. A empresa fornecerá informações detalhadas sobre quando as fraldas foram fabricadas, onde e qual a lista de ingredientes usados para produzi-las. A empresa acredita que esse nível de transparência e honestidade atrairá seus clientes Prime.
Nossa obsessão com os clientes e nossa meta de continuamente inovar em prol deles nos fizeram criar a Amazon Elements. Nossos clientes nos disseram que queriam produtos premium de alto padrão e acesso à informação para que estejam bem informados antes de tomar suas decisões de compra, disse em comunicado Sunny Jain, vice-presidente de bens de consumo da empresa.
O sucesso dos novos produtos de marca própria, porém, é incerto. A Amazon já tem hoje outras linhas desse tipo que não engrenaram: a Amazon Basics, que vende baterias e acessórios eletrônicos, uma linha de roupa de cama chamada Pinzon e outra de mobiliário chamada Strathwood.
Revista Época Negócios on-line – SP