Por Redação SM – 25/11/2014
É o que mostra o Estudo Setorial de Minimercados, organizado pelo Sebrae e divulgado ontem (24/11). Entre 2007 e 2012, foram abertos 8 mil novos minimercados no Estado mineiro, aumentando em 25% a quantidade e totalizando ao final desse período 39 mil estabelecimentos.
O Sebrae considerou em seu levantamento minimercados, mercadinhos ou armazéns que possuem até quatro caixas de atendimento ou que faturam até R$ 3,6 milhões por ano. São mais de 373 mil unidades no Brasil inteiro, segundo a pesquisa.
De acordo com o estudo, a mudança de hábitos dos consumidores em busca de comodidade, proximidade e praticidade são alguns dos fatores que podem ter influenciado diretamente a ampliação desse segmento. O atendimento personalizado, com maior proximidade ente comerciante e consumidor, também pesa.
Não à toa, as maiores empresas supermercadistas estão apostando nos formatos de vizinhança. O Minimercado Extra é a bandeira que mais inaugura lojas entre as que pertencem ao GPA, que também lançou o Minuto Pão de Açúcar recentemente. O Carrefour, com suas lojas Express, também entrou nesse nicho.
Revista Supermercado Moderno online – SP