13/11/2014 10:36:12
Especialista Marcus Rizzo dá dicas e franqueadores contam suas experiências
Quais são as dicas para ter sucesso na hora de escolher o ponto comercial para abrir uma nova franquia? Muitos dizem que isso depende do tipo de negócio a ser aberto, mas o especialista e consultor em Franchising, Marcus Rizzo, da Rizzo Franchise, afirma que existem diversos fatores comuns à instalação de um novo varejo e que podem ser seguidos por todos.
Em primeiro lugar, ele orienta: “nunca busque um negócio para seu ponto, sempre busque um ponto para o seu negócio”. Isso porque, segundo o especialista, é muito comum um franqueador receber um candidato à franquia com um ponto comercial que ele ou alguém da família tenha disponível. “É papel do franqueador avaliar e selecionar os pontos para suas franquias, nunca do franqueado”, avisa Rizzo.
Elídio Biazini, proprietário da Dídio Pizza, rede de pizzarias exclusivamente delivery, não quer nem ouvir falar de candidatos a franqueados que já aparecem com um ponto comercial. “Nós já temos todas as próximas localidades onde novas lojas serão instaladas devidamente mapeadas com geoprocessamento. Ou encontramos um ponto disponível exatamente onde o estudo aponta as características necessárias, ou aguardamos para a abertura de uma nova loja naquele local”, explica Biazini.
Já os proprietários da rede Coxinha Du Chef, que possuem um negócio onde o sucesso está na instalação de lojas em ruas de grande movimento de pedestres, a escolha do ponto é sempre certeira. “Onde há um grande centro comercial, próximo a terminais de ônibus, trens ou metrôs, onde um grande número de pessoas circula a pé o dia inteiro, temos a certeza de que a franquia vai bombar”, explica Renato Iarussi, um dos sócios.
O especialista Marcus Rizzo lista algumas dicas para quem pretende planejar a expansão de maneira profissional com a instalação correta de novas franquias:
ANTES DE PESQUISAR O PONTO
Defina o perfil de consumidor para o seu negócio – sexo, faixa etária, renda e razões de compra
Busque áreas onde vivem ou trabalham uma grande concentração de consumidores
Imagine a sua localização ideal, coloque no papel um perfil da localização ideal para o seu negócio
Seu negócio tem características de “passagem” – grande número de passantes pelo ponto
Seu negócio tem característica de “destino” – consumidores se deslocam até o ponto
Identifique polos de atratividade – outros negócios que atraem clientes para o seu
PESQUISANDO ÁREAS SELECIONADAS
Busque locais que atendam às características de localização do seu negócio
Avalie locais onde negócios similares já tiveram sucesso e, também, aqueles que falharam
Pesquise a área e cada alternativa – converse com os comerciantes da vizinhança
ESCOLHIDO O LOCAL
Avalie acessibilidade e visibilidade do ponto
Considere o valor do aluguel e se terá que pagar luvas pelo ponto. Estabeleça um limite de 10% sobre as receitas mensais para as despesas com locação – aluguéis e luvas são negociáveis – negocie tudo
Luvas de ponto não é investimento, é despesa! Se você pensa em montar um negócio para vender o ponto, não monte!
Faça uma análise competitiva. Procure por todos os negócios que poderiam potencialmente competir com você. Onde eles estão localizados?
Avalie o plano diretor da cidade – rodovias e desenvolvimento de comércio e residências que podem ajudar ou impedir a viabilidade do seu negócio no futuro
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