Ex-presidente do GPA quer auxiliar empresas, em especial de varejo, a melhorar gestão
O ex-CEO do Grupo Pão de Açúcar Enéas Pestana quer ajudar a melhorar a gestão de empresas, em especial do varejo. Ele acaba de anunciar a criação da Enéas Pestana & Associados.
A ideia é utilizar a experiência de mais de duas décadas no setor de varejo para auxiliar as empresas – sendo grande parte desta experiência no GPA. Apesar desse foco em particular, negócios de todos os ramos estão na mira do executivo, que já tem como primeiros clientes empresas como JBS e BTG Pactual.
A atuação será em consultoria consultiva e consultoria de turnaround. A primeira se dá a partir de reuniões de trabalho com os acionistas controladores e com o management, com avaliação preliminar para definir o escopo de atuação que pode conter ações em todos os níveis.
A outra forma de atuação, a consultoria de turnaround, é recomendada para empresas que estejam em momentos mais delicados.
Percebi que muitas companhias necessitam de profissionais que tragam experiências de gestão comprovadas e adquiridas na prática. A partir daí ficou claro que por meio da consultoria poderia, junto com meus sócios, viabilizar a criação de um negócio de valor para nossos clientes, afirmou Pestana, em nota.
Pestana não é o primeiro executivo a colocar a experiência em grandes empresas a serviço de outras. O ex-presidente da Via Varejo Francisco Valim lançou, em outubro, fundo de investimentos e aceleradora voltado a pequenos negócios inovadores.
O Bambuza Capital tem o objetivo de oferecer capital a pequenas empresas consideradas que queiram atuar no mercado nacional e internacional. Os valores investidos variam de R$ 200 mil a R$ 2,5 milhão e além do capital, o fundo promete transferir experiência e relacionamento aos empresários.
Revista No Varejo on-line – SP