Estudo aponta que melhora se deve às chuvas pelo Brasil e à definição eleitoral
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou nesta segunda (10) que a confiança do consumidor brasileiro em outubro atingiu 148 pontos (análise em que o número 200 representa otimismo máximo), o maior índice desde junho do ano passado e seis pontos maior que em setembro desse ano.
A ACSP, que encomendou a pesquisa ao Instituto Ipsos, aponta que os motivos principais foram: o resultado das eleições e o início do período de chuvas, mas não pode ser atribuído a todas ao sentimento de todo o País. Por enquanto a classe C das regiões Nordeste e Sudeste concentra esse otimismo.
Em nota, o presidente da entidade, Rogério Amato, lembrou que os períodos pré-eleição fazem com que a confiança do consumidor caia por conta das incertezas quanto ao futuro. Há um ano, em outubro de 2013 (época das manifestações populares), o índice marcou 142 pontos e no mesmo mês de 2012, 166 pontos.
Quanto à avaliação macroeconômica feita pelo brasileiro, o índice mostra que 48% classificaram sua situação financeira como boa’. É um dado positivo, mas ainda é inferior a 2012, mostrando que esse índice não recuperou a normalidade. O consumidor parou de se endividar, o que não resulta em vendas melhores, acrescentou Amato.
Estudo foi realizado entre 16 e 31 de outubro em 22 estados brasileiros, através de mil entrevistas nas casas dos cidadãos, respeitando igualitariamente sexo, idade, educação, PEA (População Economicamente Ativa) e região. A margem de erro é de três pontos percentuais.
Revista No Varejo on-line – SP