07/11/2014 às 11h28
Por Adriana Mattos | Valor
SÃO PAULO – O comando da Raia Drogasil, maior grupo de farmácias no Brasil, disse nesta sexta-feira, em teleconferência com analistas, que o ano de 2014 é o ano número 1 na nova empresa criada com a fusão das redes Raia e Drogasil, em 2011, disse o diretor de relações com investidores, Eugenio de Zagottis. Deixamos de ser uma colcha de retalhos para criar uma terceira empresa.
O executivo afirmou que a empresa está sendo estruturada para, se possível, crescer de forma orgânica com abertura de pontos num patamar até superior a 130 inaugurações ao ano. Podemos ter salto e abrir mais de 130 lojas ao ano, afirmou.
A companhia informou resultados positivos nesta quinta-feira, com alta de cerca de 18% na receita líquida de julho a setembro e aumento de 265% no lucro líquido, para R$ 68 milhões. Segundo a empresa, o nível de margem de lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação (Ebitda), em 7% no terceiro trimestre, é para se comemorar, mas que no ano deve ficar entre 6,3% e 6,5%.
A varejista ainda esclareceu que o nível de estoque maior que no ano passado, em R$ 1,2 bilhão em setembro, alta de 33% sobre ano passado, refletem a volta da cobrança de ICMS sobre valor dos estoques, que faz a soma subir, além do fato de que a base de comparação é baixa já que em 2013 o patamar de estoques de genéricos da empresa estava abaixo do normal, disse a companhia.
A respeito de despesas operacionais, a companhia esclareceu que menor despesas com contratação de funcionários no terceiro trimestre, abaixo da média normal, reduziu pressão em parte das despesas, mas que isso deve voltar a crescer. Precisamos de funcionários nas lojas, para manter níveis de atendimento, então essa despesa específica menor foi algo pontual, disse o presidente Marcílio Pousada.
Ainda hoje, Zagottis disse que acredita que pressões em custos por conta de aumento de preço de energia e combustível devem ser destaque em 2015. Vamos ver bombando preço de energia e de combustível no ano que vem.
Expansão no Nordeste
O maior grupo de farmácias do país informou que deve abrir lojas no estado do Rio Grande do Norte neste ano e que foi inaugurada a primeira unidade na Paraíba nos últimos dias. Em 2014, a empresa terá aberto pontos, até o fim do ano, em cinco Estados do Nordeste. São eles: Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Valor Econômico on-line – SP