Por Redação SM – 07/11/2014
É o que aponta o Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo), medido mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).
De acordo com o levantamento, o empresário do comércio paulistano está recuperando, aos poucos, a confiança em relação ao presente e também a disposição para realizar novos investimentos, como demonstra a alta de 2,1% do Icec (Índice de Confiança do Empresário do Comércio no Município de São Paulo). O indicador passou de 100,6 pontos em setembro para 102,6 pontos em outubro em uma escala que varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). Contudo, na comparação com o resultado obtido no mesmo mês de 2013 (de 121,5 pontos), a variação foi negativa em 15,5%.
Esta é a segunda alta mensal sucessiva (setembro e outubro) após sete quedas (fevereiro, março, abril, maio, junho, julho e agosto). Em outubro, os três quesitos que compõem o indicador registraram percepções mais otimistas.
Para os economistas da FecomercioSP, apesar da leve recuperação, o desempenho positivo não deve ser suficiente para reverter totalmente a queda observada entre fevereiro e agosto deste ano. A tendência, ainda de acordo com a Federação, é de que as empresas comerciais tenham desempenho mais modesto neste Natal em comparação com 2013.
Revista Supermercado Moderno online – SP