Por Redação SM – 04/11/2014
Segundo levantamento feito pela Kantar Worldpanel, um Brasil sem Nordeste seria totalmente diferente do que é agora, pois só na região, 56% dos domicílios têm crianças de até 12 anos e as famílias com cinco ou mais pessoas representam 27% da região. O novo estudo mostra o comportamento do consumidor no Nordeste, região que concentra 24% da população brasileira.
Apesar do tamanho da região, ela ainda é considerada carente em alguns aspectos e o seu acesso a bens de consumo duráveis é limitado. Apenas 4% da população do Nordeste possui freezer, 19% automóveis, 26% computador, 32% internet, 36% micro-ondas e 52% máquina de lavar + tanquinho, em contrapartida, 91% da população já tem um aparelho celular.
Baseado nesses dados é possível avaliar que as classes D e E predomina no Nordeste, com 53% da população, logo em seguida está a classe C, com 33%, e a A/B, com 15%. Sozinha, as classes D e E representa mais que a Grande RJ e tem quase o mesmo faturamento da Grande SP.
Alimentação
Quando o assunto é alimentação, as principais refeições dos nordestinos são feitas dentro do lar e as indulgências fora do lar. Segundo o estudo, 65% do share da região é destinado às principais refeições.
Já 45% do gasto do nordestino com refeições está concentrado em almoço/jantar, 20% com café da manhã/tarde, 11% em snacks, 10% com frutas, legumes e verduras e 8% com bebidas não alcoólicas.
Ainda segundo o levantamento, 78% das bebidas alcoólicas são consumidas fora do lar, seguido de snacks (62%) e bebidas não alcoólicas (37%).
Revista Supermercado Moderno online – SP