24/10/2014 12:15
Estudo da Kantar Worldpanel mostra que o hipermercado foi o único canal que registrou queda em valor no ano móvel, com -3,4%
A Kantar Worldpanel acaba de divulgar seu novo estudo o Retail Book, levantamento que funciona como um guia completo sobre o varejo brasileiro, que tem como principal objetivo mostrar o desempenho dos canais de compra e o perfil dos consumidores no Brasil. O Retail Book também tem o papel de auxiliar a tomada de decisões estratégicas das empresas que atuam no setor.
A pesquisa revela que quando comparado o ano móvel de maio de 2013 a maio de 2014, o porta a porta cresceu 29,1%. Já os supermercados de vizinhança e lojas de conveniência cresceram 27,7%, em valor. As grandes redes de supermercado não ficaram para trás, com +22% e as farmácias e perfumarias com +16,5%.
O varejo tradicional registrou um crescimento de 11%. Os supermercados independentes 7,8% e os atacarejos 5,4%. O único canal que apresentou queda foi o hipermercado, com 3,4% em valor.
Quando questionada a fidelidade do consumidor aos canais de compra, os supermercados independentes se destacam com 31,7%, seguidos pelas grandes redes de supermercados com 31,5%. Quase a mesma porcentagem dos consumidores é registrada pelo varejo tradicional, 31,2%, enquanto 17,1% frequentam o atacarejo.
Os hipermercados são responsáveis por 4,1% do gasto do consumidor, e os supermercados de vizinhança 11,1%. O porta a porta absorve 7,3% do consumo de seus clientes e as farmácias e perfumarias com 4,1%.
Qual o perfil dos consumidores?
O levantamento observou que 29,6% das consumidoras apressadas preferem fazer compras no varejo tradicional. Já 25,9% das decididas e práticas preferem os canais de vizinhança.
Entre as experimentadoras, 35,6% escolhem os hipermercados. Já 19,1% das que procuram bons preços e promoções, vão para as grandes redes de supermercados.
Revista SuperHiper on-line – SP