SHOPPINGS NO CEARÁ 17/10/2014
O CEO da Ancar Ivanhoe, Evandro Férrer, disse ao O POVO que o grupo pretende investir R$ 300 milhões no período de 18 meses em shoppings que opera na Região Metropolitana de Fortaleza. A empresa é responsável por North Shopping Fortaleza (Bezerra de Menezes), North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping. São recursos para revitalização, adequação e expansão. Colocaremos todos eles no padrão Ancar.
O North Shopping Fortaleza receberá investimento de R$ 100 milhões para revitalização. Nesta fase inicial, o foco é trazer ainda mais conforto aos nossos clientes através da ambientação. Praça de alimentação, mobiliário, escadas rolantes, banheiros, estacionamento e iluminação sofrerão mudanças.
Em uma segunda fase, cujo prazo ele não estipulou, começará projeto de expansão do shopping, que deve consumir mais R$ 100 milhões. A expansão está em fase de estudo preliminar.
Segundo ele, em 2015 o Grupo vai inaugurar a expansão do North Shopping Maracanaú, resultado de investimentos anunciados de R$ 100 milhões. O centro de compras vai contar com 128 lojas em 20mil m² de Área Bruta Locável (ABL).
Férrer desconversou sobre a possibilidade de o grupo canadense-brasileiro comprar as partes que pertencem a demais sócios. O principal é o grupo cearense SGPar. São nossos sócios, mas não há nada concreto. Estamos abertos para expandir. Nós gostamos de ser majoritários. A Ancar tem o controle no North Shopping Macaranaú e do Jóquei, além de metade do North Shopping Fortaleza e metade do Via Sul.
Sobre o boom de shoppings em Fortaleza, ele avalia que o mercado mudou muito. Tanto que hoje ele é composto por grandes grupos nacionais ao invés de empreendedores locais.
Quanto à possibilidade de o grupo investir no Interior, Férrer afirma que a Ancar Ivanhoe não tem interesse fora da Região Metropolitana. Hoje o objetivo é investir ainda mais nos quatro empreendimentos que já temos na Região Metropolitana de Fortaleza.
O Ceará é um dos mercados mais importantes para a Ancar Ivanhoe. Depois do Rio de Janeiro e de São Paulo, é o mais importante para a rede. O Estado representa quase 16% dos empreendimentos com 124.783m² de ABL.
O fluxo médio nos quatro shoppings é de declarados 3,6 milhões visitantes/ mês, com vendas de R$1,5 bilhão ao ano. Conforme Férrer, R$ 900 milhões do North Shopping Fortaleza, R$ 250 milhões do Jóquei, R$ 160 milhões do Maracanaú e R$ 260 milhões do Via Sul.
O Povo on-line – CE