Um olho no bolso e outro no meio ambiente. Ao que parece, essa é a conduta que tem norteado os hábitos de consumo dos brasileiros.
Pesquisa da Fecomércio RJ/Ipsos, divulgada hoje, revela que as pessoas estão cada vez mais conscientes nas compras, seja porque o orçamento anda apertado ou porque a preocupação ambiental tem crescido.
O levantamento, realizado entre os dias 13 e 30 de março, entrevistou 1200 consumidores em 72 municípios brasileiros
Eles foram questionados a respeito de suas decisões de compra — se buscam produtos com menor consumo de energia e alimentos orgânicos, por exemplo — e sobre hábitos rotineiros — fecha a torneira de água ao escovar os dentes e apaga as luzes ao sair de um recinto?
Pelos resultados da pesquisa, a consciência está crescendo, mas ainda há muito espaço para melhorar. Confira!
- 77% dos consumidores checam a validade do produto antes de adquiri-lo.
- 63% dos entrevistados disseram que têm o costume de ler o rótulo no momento da compra.
- 80% é a quantidade de brasileiros que reaproveitam alimentos já prontos para fazer uma nova refeição, alta de 15 pontos percentuais em relação ao ano passado.
- 94% é quase a totalidade dos consumidores que fecha a torneira ao escovar os dentes.
- 93% é a porcentagem de pessoas que apagam as luzes ao sair de um cômodo em casa, o maior resultado da série histórica.
- 24% é a p
- 58% solicitam nota fiscal ao comprar um produto.
- 38% separam óleo de cozinha para reciclagem.
- 31% buscam consumir produtos com menor impacto para o meio ambiente.
- 47% dizem ter o hábito de usar sacolas ecológicas, alta de 6 pontos percentuais em relação a 2015. No entanto, apenas 17% usam sempre. Os outros 30% usam apenas eventualmente.