Rede de franquias revela perfil das inaugurações neste ano e os planos para turbinar sua expansão
Por Paulo Gratão
A rede de franquias de chocolates finos Cacau Show divulgou com exclusividade a PEGN que já inaugurou 100 lojas em 2021. No total, a rede já conta com 2,4 mil franquias, e quer chegar a quase 3 mil até o final do ano. A meta, anunciada logo em janeiro, é inaugurar 500 novas unidades, no total, neste ano.
“É muito importante para nós, conseguir chegar em mais lugares, alcançar ainda mais pessoas, pois sabemos o quanto nossos produtos são importantes para as datas comemorativas e para levar carinho, amor e cuidado para nossos consumidores”, afirma Daniel Roque, diretor de canais e expansão da Cacau Show.
O Sudeste é a região mais representativa nas novas aberturas da Cacau Show, com 46,7%, seguido pelo Centro-Oeste e Sul, com 17,1% cada, Nordeste, com 10,5% e Norte, com 8,6%. Um dos impulsionadores da expansão foi o modelo de contêiner, lançado em dezembro do ano passado. O formato mais barato de franquia, desenvolvido para locais abertos e cidades pequenas, representou 51,4% das inaugurações nos cinco primeiros meses do ano.
A meta de abrir 500 franquias até o final do ano continua de pé, de acordo com Roque. “Devemos concluir o processo de fechamento de negócios até setembro, com inaugurações até a primeira quinzena de dezembro”, afirma. Para conseguir cumprir essa meta e ajudar a levar mais informações sobre os modelos de negócios, a rede chegou a criar um perfil no Instagram dedicado aos potenciais investidores – que já tem mais de 11 mil seguidores.
Atualmente, a Cacau Show opera com quatro modelos de negócios: a loja tradicional (Águia 2.0), que demanda um investimento inicial a partir de R$ 200 mil; o quiosque, destinado a shoppings, galerias de hipermercados, universidades, áreas comerciais de torres corporativas e terminais rodoviários ou metroviários, que exige um investimento inicial superior a R$ 99 mil; a Loja Smart, que sai por R$ 145 mil; e o contêiner, o mais barato, a partir de R$ 59 mil. Com exceção do último modelo, os valores dos demais não incluem a taxa de franquia, que é cobrada a parte, e pode variar entre R$ 20 mil e R$ 40 mil.
Apesar da expansão física, a Cacau Show tem feito forte investimento no omnichannel, o que ajudou a rede a crescer 25% em faturamento na Páscoa deste ano. Canais como Delivery Direto, iFood e e-commerce juntos faturaram cerca de R$ 92 milhões. A venda direta sozinha chegou a mais R$ 80 milhões. A rede recebeu 619 mil pedidos por canais digitais no período festivo, o dobro do ano passado.
Fonte: PEGN