Os setores de Roupas, Artigos Pessoais e Móveis e Eletrônicos tiveram crescimentos significativos de 59%, 40% e 36%, respectivamente
Por Redação
As flexibilzações do período de pandemia auxiliam cada vez mais a economia do País. De acordo com o estudo Mastercard SpendingPulse, que mede as transações nas lojas físicas e online em todas as formas de pagamento, as vendas do varejo no Brasil aumentaram 25,5% no comparativo ano-a-ano. Em relação ao mesmo período de 2020, os setores de Roupas, Artigos Pessoais e Móveis e Eletrônicos tiveram crescimentos significativos de 59%, 40% e 36%, respectivamente.
O cenário excepcional do varejo em 2020, que pode ser percebido pela comparação ano-a-ano com as vendas do comércio eletrônico brasileiro, se repetiram em 2021, quando, no primeiro semestre, as vendas de e-commerce tiveram uma queda de 12,3%. Isso se dá em comparação aos significativos e constantes crescimentos que vinham apresentando até então, por conta da digitalização causada pela pandemia.
“Após a intensa transformação digital que tivemos no ano de 2020, durante o qual todo o setor precisou migrar para o ambiente online, no primeiro semestre de 2021 começamos a observar o retorno do comércio físico e a volta do consumidor ao varejo tradicional”, explica Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard Brasil.
Para uma melhor compreensão do que estes números do primeiro semestre significam para o País, a comparação do ano com os dois anos anteriores revela índices interessantes para a análise: as vendas totais do varejo cresceram 16,7% no comparativo do ano com os 24 meses anteriores. As vendas do comércio eletrônico também aumentaram 28,4% quando comparadas ao mesmo semestre de 2019.
Fonte: SuperVarejo