Diante da pandemia provocada pelo Covid-19 não dá para esperar apenas decisões governamentais. Os empresários sabem bem disso. João Pereira, vice-presidente comercial e de marketing do Grupo Pereira , declarou no primeiro Webinar Series de SA Varejo sobre ações de varejo e indústria para vencer os desafios em tempos de Coronavírus, que as associações de supermercados, atacados e atacarejos já discutem como apoiar os pequenos produtores rurais e pequenos fornecedores regionais. “É o momento de ajudarmos esse pessoal cujos produtos são importantes para o consumidor, para os nossos negócios e toda a cadeia de produção”, disse Pereira. Sua companhia atua com supermercados, atacados e atacarejos.
No webinar, realizada na semana passada – a próxima edição está marcada para quinta-feira (16/4) com novos convidados – , o executivo afirmou, ainda, que as bandeiras de cash & carry e atacado do grupo – Fort Atacadista e Bate Forte – começaram a apoiar bons clientes com problemas de inadimplência. “Estamos prorrogando pagamento sem juros e mantendo o fornecimento”, contou.
Uma mão lava a outra
No jornal O Globo , aparecem mais exemplos. A Via Varejo usou sua fundação para destinar R$ 1 milhão a empreendedores, enquanto a Magazine Luiza reduziu a menos de a metade as comissões que cobra das empresas que faturam até R$ 5 milhões por ano em vendas em sua plataforma. A reportagem também cita a B2W , dona das Americanas, Submarino e Shoptime.com, que oferece crédito para giro aos 6,8 mil lojistas que vendem produtos em seus sites com carência de até 75 dias. E lembra que a Unilever decidiu dar crédito ao pequeno varejista e antecipar o pagamento de fornecedores.
Fonte: S.A. Varejo