O projeto que previa o fechamento dos supermercados aos domingos foi retirado pelo vereador Wellington Magalhães diante de negativa da população em enquete
A Associação Mineira de Supermercados (AMIS) comemorou na manhã desta quarta-feira a decisão do presidente da Câmara, vereador Wellington Magalhães (PTN) de retirar de tramitação o projeto que proibia a abertura dos estabelecimentos comerciais aos domingos.
Em nota, a instituição disse que, desde o primeiro momento, alertava para o fato de que o segundo dia de mais movimentação dos supermercados é o domingo. “Era um projeto na direção contrária do desejo do consumidor”, afirma o superintendente da AMIS, Antônio Claret Nametala.
A decisão foi anunciada diante do resultado de uma enquete feita no site da Câmara Municipal, respondida por 13.252 cidadãos. O resultado registrado foi que 84% são contrários ao fechamento, ou 11.694 votos, e apenas 16% se manifestaram favoráveis (2.258 votos).
Segundo a AMIS, uma pesquisa feita pelo Instituto Vox Populi entre 4 e 9 de junho comprova que o domingo é o segundo dia maior de compras, com 18,1%. O dia preferido por 26,3% dos consumidores é o sábado e, em terceiro lugar, com 15,9%, fica a sexta-feira. Ainda de acordo com a pesquisa divulgada pela associação de supermercados, 71,1% dos entrevistados foram contrários ao fechamento dos estabelecimentos aos domingos.