Nessa quarta-feira, 29, conhecida como o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a rede de cafés Starbucks assume, em São Paulo, o compromisso de facilitar o processo para que os partners (como são conhecidos os colaboradores da rede) trans da empresa obtenham a retificação de nome. O propósito dessa iniciativa é agilizar esse burocrático processo e, muitas vezes, caro. Além dos colaboradores, esse processo abrange também pessoas apoiadas pelas ONG’s Casa 1 (Centro de Cultura e Acolhimento LGBT) e o Centro de Acolhida Casa Florescer.
Esse compromisso faz parte do propósito da companhia de liderar programas e ações de apoio e transformações de seus partners e clientes. Segundo a multinacional, isso inclui seus compromissos globais de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que implementa projetos voltados a causas sociais, que promovem o ético fornecimento de café e apoio e respeito à diversidade, sejam eles colaboradores, clientes, fornecedores e comunidades.
“Em todas as lojas da marca, qualquer pessoa que pede um café é chamada e tem o seu nome escrito em nossos copos, seja ele qual for. Essa foi a inspiração para essa ação de auxílio à retificação de nomes, que se inicia no dia 29 de janeiro, Dia Nacional da Visibilidade Trans. Se isso já é algo tão natural em nosso dia a dia, por que não dar a oportunidade ou facilitar as pessoas para que tenham o registro do nome social que desejam?”, argumenta a diretora geral da Starbucks Brasil, Claudia Malaguerra.
A partir desta data, os partners trans interessados no processo poderão dar início à mudança de seus nomes, por meio da retificação e emissão de uma nova certidão de nascimento, com todo o suporte jurídico, legal e psicológico da marca, incluindo todos os custos envolvidos no processo. A marca divulgará a iniciativa “Eu sou” por meio da campanha criada pela Young & Rubicam e conta com o apoio do 34º Cartório de Registro Civil Cerqueira César – cartório que mais faz retificações de nomes em todo o país.
“Com essa ação, queremos dar visibilidade ao processo de retificação de nome, que muitas pessoas desconhecem ou não têm acesso, também exercendo um importante papel de agente transformador da sociedade”, conta Claudia, dizendo ainda que a empresa está comprometida em manter uma cultura de inclusão, diversidade e equidade, onde todos são bem-vindos, valorizados e respeitados.
Fonte: Super Varejo