Por Renato Müller*
No encerramento do Big Show 2020, uma conversa franca sobre as dores do crescimento. No palco, Gwyneth Paltrow, fundadora da goop, marca de estilo de vida avaliada em US$ 250 milhões. O segredo para o crescimento? Entender seu público. “Clientes querem ser inspiradas pelas empresas a partir de quem elas são, e não por causa dos produtos que vendem”, diz. Tendo percebido um espaço no mercado para falar sobre bem-estar de forma aberta com as mulheres (incluindo temas tabu, como sexualidade), a goop criou uma legião de seguidores e uma forte cultura interna, que estimula a comunicação aberta e a discussão de ideias.
Na dúvida, a loja resolve!
O Shyft Stage parece ter sido o lugar das palestras concorridas do Big Show 2020. Ontem, o auditório ficou lotado para a apresentação da Nike e Zalando, que mostraram como atuaram em conjunto para desenvolver a operação online da empresa americana na Europa. Uma evolução de 10 anos que só ficou redonda quando as lojas físicas entraram no mix: só o PDV consegue entregar velocidade, conveniência e custos baixos para a logística do e-commerce, além de uma experiência importante para o cliente que reforce seus vínculos com a marca.
E o brechó ficou chique
De manhã, um estudo da First Insight mostrou que mais da metade dos Millennials e consumidores da Geração Z gostam de comprar produtos de segunda mão, o que abre uma perspectiva enorme para o crescimento de negócios como aluguel e brechós. À tarde, um painel tocou no mesmo tema. “É um mercado que representa 8% do varejo de moda e está crescendo rápido”, diz David Hayne, presidente da Nuuly. “Noventa por cento das mulheres entre 25 e 65 anos querem testar o modelo de varejo circular no próximo ano. É uma oportunidade incrível”, completa.
As frases que marcam a NRF 2020
“O mercado de venda de produtos de segunda mão é uma imensa oportunidade para construir a próxima geração de clientes das marcas de luxo”
Dave Hayne, presidente da Nuuly
“O varejo está mudando e o único jeito de acompanhar é tendo foco total no cliente”
Erik Nordstrom, copresidente da Nordstrom
“Atuar com parcerias em marketplaces é um caminho excelente para inovar”
Stuart Hogue, VP de desenvolvimento de marketplace da Nike
“Estamos sempre amplificando nossa mensagem e melhorando nossa experiência nas lojas. Queremos ser uma empresa quieta e uma marca que fala alto”
Kevin Plank, CEO da Under Armour
Imperdíveis do dia:
– Seminário Internacional de Varejo: café da manhã no Harvard Club NY (35W 44th St, New York). Os transfers saem do hotel às 7h (horário único).
– Jantar exclusivo delegação BTR-Varese: no Weylin (175 Broadway, Brooklyn, NY), para fechar em alto nível a maratona de atividades. Os transfers saem do hotel às 19h15 (horário único).
Renato Müller é jornalista e faz a curadoria de conteúdo da NRF Big Show para a delegação BTR-Varese