Formado em direito, o empresário nunca se animou em seguir a profissão. Optou por trabalhar com o pai, dono de uma madeireira em Prudentópolis, no Paraná. Trabalhou um ano e decidiu ir para a Amazônia. Ficou 20 anos em Rondônia , numa cidade chamada Machadinho D’Oeste. “Meu pai me deu um caminhão velho e uma máquina usada.”
INÍCIO DO IMPÉRIO MADERO
Em 1999, as filhas já não tinham onde estudar em Machadinho, e Durski resolveu levá-las para Curitiba. Aproveitou para tentar o sonho de ter um restaurante de comida polonesa e ucraniana, as nacionalidades dos avós. Em 2005, o Durski ia de mal a pior. Para não abandoná-lo, decidiu abrir o primeiro Madero no imóvel ao lado. “Assim, diluía os custos e tentava equilibrar as contas. Melhorou a situação, mas não resolveu.” Hoje, pai e filhas trabalham juntos.
EXPANSÃO ACELERADA
Em 2007, investiu na primeira loja de shopping. “Foi uma lástima. Não deu certo.” Errou em mais três restaurantes até acertar a mão. “Reduzi o preço em 40% e mudei o nome para Madero Express. O sucesso foi brutal. Pobre paga pouco porque precisa, rico porque adora .” Até o fim do ano, serão 117 lojas. Seus únicos sócios são diretores e o apresentador Luciano Huck.
NEGÓCIO 100% VERTICALIZADO
A rede está prestes a inaugurar a segunda fábrica . Durski quer controlar 100% da cadeia, da produção de hambúrguer aos motoboys. “A terceirização dá flexibilidade, mas não qualidade”, diz. A obsessão por um bom ambiente de trabalho o levou a adotar uma estratégia: todos os funcionários moram perto das lojas. Para isso, a empresa banca alojamentos para todos que precisam. Atualmente, são 3.500 funcionários.
Cidade Natal: Prudentópolis (PR)
Idade: 55 anos
Educação: Direito pela Universidade Fundação Karnig Bazarian (FKB Itapetininga)
Trajetória profissional: aos 22 anos, decidiu ir para a Amazônia para ser madeireiro. Ficou lá 20 anos e só em 2011 abraçou de vez os restaurantes
Números do madero:
R$ 446 milhões foi o faturamento em 2016
Crescimento de faturamento de 60% ao ano desde 2014
18 mil pessoas por mês são atendidas em cada loja madero
Entre os anos de 2014 e 2017 abriu mais de 60 lojas
3.500 funcionários
Previsão de terminar o ano com 117 restaurantes
Fonte: GQ