Uma das iniciativas da empresa foi criar um aplicativo para agilizar o envio de documentos pelo recém-contratado, conta Bruna Solé, analista de RH
Com 3.600 funcionários e uma média de 50 novas contratações por semana, o Barbosa Supermercados, rede com 30 lojas em São Paulo, viu-se diante da necessidade de acelerar o processo de preenchimento de vagas. “Quanto mais tempo passa, mais a operação do dia a dia é afetada. A produtividade e a qualidade do atendimento caem e aumenta o risco de perder clientes”, diz Bruna Serafim Solé, analista de RH. Ela e sua equipe foram responsáveis pela redução do trâmite de contratação de 10 para 2 dias, após a seleção do candidato. Algumas iniciativas contribuíram para esse resultado. Uma delas foi a adoção de um sistema para digitalizar documentos, que substitui o envio por meio de malote. “Até então, o RH de cada loja recebia os documentos dos candidatos escolhidos e mandava para a gente, na matriz. Chegava muita coisa desatualizada e inconsistente. Realizamos treinamento e, agora, o pessoal checa tudo antes de digitalizar”, explica.
O Barbosa adotou ainda um aplicativo, baixado gratuitamente pelo candidato, para evitar deslocamentos desnecessários até a matriz a fim de tratar questões burocráticas da admissão. “A ferramenta permite ao candidato preencher seus dados, fotografar os documentos e nos enviar. É um processo mais transparente e que nos proporciona grande economia de tempo. A ferramenta é bem fácil de usar”, diz Bruna. Ambos os sistemas facilitam a validação dos dados dos funcionários de acordo com as regras do eSocial, que entrará em vigor no próximo ano. Outra vantagem é a economia de uso de papel, já que os documentos permanecem online e são facilmente acessados. O Barbosa também tem ambulatório que pode ser usado para realização de exames admissionais por um médico do trabalho, que se desloca até a matriz da rede. A varejista mantém ainda parceria com uma empresa que facilita o agendamento de exames para os candidatos que moram longe da central administrativa. “Os investimentos valeram a pena. Essas iniciativas também mostram que o RH hoje tem um perfil mais estratégico”, finaliza Bru
Fonte: Supermercado Moderno