Campanhas acontecem em mercados de Niterói
Tendência na Europa, ações contra o desperdício de alimentos estão se tornando cada vez mais comuns nas redes de supermercados de Niterói. Desde a venda de produtos com preços mais acessíveis até a doação de frutas e legumes com aparência incomum, ao menos duas redes varejistas já se engajaram em projetos que, além de reduzirem o descarte de alimentos, auxiliam instituições de caridade conveniadas.
Há um mês, o Superprix da Rua Gavião Peixoto, em Icaraí, promove a campanha “As aparências enganam”. Em um estande especial, beterrabas, batatas-doces, inhames, chuchus e cenouras de aparência incomum são vendidos com 30% de desconto.
— Cerca de 40 mil toneladas de alimentos são desperdiçadas todos os dias no Brasil. Eu vi esse tipo de ação na Europa, onde é muito comum. Propus a ideia porque há muito desperdício. Os fornecedores já fazem a seleção antes de mandar para os supermercados, e jogam fora produtos que estão bons, mas apresentam um aspecto incomum. É o caso, por exemplo, de uma cenoura com duas pernas ou um legume um pouco maior que o habitual — diz Viviane Areal, sócia-fundadora do SuperPrix, responsável pela iniciativa.
Aproximadamente 10% das vendas desses alimentos são destinadas à Agência do Bem, uma ONG que atua há 11 anos com formação e capacitação profissional de crianças e jovens moradores de comunidades de baixa renda na cidade.
Para o presidente da Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj), Fabio Queiroz, ainda há uma resistência por parte do consumidor. Ele avalia, no entanto, que a mudança no consumo seja uma questão de tempo.
Este mês, a Asserj assinou um protocolo de intenções com o governo do estado para fixar diretrizes para a redistribuição dos alimentos excedentes nas redes de supermercados. Segundo Queiroz, a entidade vai montar uma logística para que alimentos não aproveitados sejam enviados até as instituições sociais receptoras.
— Existe uma lei estadual que visa ao incentivo de práticas que diminuem o desperdício. Fizemos parcerias com a Bolsa de Gêneros Alimentícios, a Seasa e a Secretaria estadual de Desenvolvimento. O supermercado que participar vai ganhar um selo de sustentabilidade — informa Queiroz.
Outra rede também mantém campanhas para reduzir o desperdício. Os supermercados Extra e Pão de Açúcar fazem doações de frutas e legumes que, por terem aspecto diferente, dificilmente seriam vendidos. O projeto recebeu o nome de “Parceria contra o desperdício” e conta com o apoio de instituições nacionais, como o Mesa Brasil e o Banco de Alimentos. De acordo com o Grupo Pão de Açúcar, que administra as lojas, as instituições que desejam participar do programa podem procurar as lojas mais próximas das duas redes para uma análise de disponibilidade e cadastramento.
A iniciativa existe há duas décadas e atende a mais de 300 instituições validadas pelo Instituto GPA em todo o país. Somente em 2015, foram mais de 3,2 mil toneladas de alimentos doados, de acordo com a entidade.