Um mergulho nos valores e na cultura do Alibaba revela a evolução de seu negócio e ajuda a entender o sucesso de seu modelo de negócios
Uma empresa que assumiu para si a missão de construir a futura infraestrutura de negócios do varejo e que espera chegar ao século 22, completando mais de 100 anos de vida. Para a chinesa Alibaba transformar em realidade essa visão, ela precisa estar alicerçada em uma forte cultura, que dê aos colaboradores a oportunidade de se expressarem e estimule a inovação.
“Para viver 102 anos e chegar até o próximo século, o Alibaba precisa evoluir com a tecnologia, construindo o futuro. Isso só será possível com um estímulo constante à inovação”, afirma Joseph Ding Hui, professor da AliExpress University e ex-executivo do Alibaba. Tendo vivenciado a empresa por cinco anos como executivo, Hui revelou, no Seminário Digital “China pós Covid-19: o papel da Inovação e Ecossistemas”, os fatores culturais que ajudam a explicar o sucesso estrondoso da empresa em âmbito global.
“O e-commerce é o trabalho principal da empresa e sua origem, dentro de um foco customer first”, diz Hui. A missão do Alibaba está equilibrada em três pilares:
- Foco no consumidor: para a empresa, ser customer first não é força de expressão. “Tudo o que é feito tem como premissa o que o cliente procura”, diz o executivo.
- Abraçar as mudanças com trabalho em equipe: os times do Alibaba precisam estar sempre abertos à inovação para acompanhar e antecipar as necessidades e desejos dos clientes. E essa inovação só pode ser alcançada por meio de iniciativas coletivas.
- Dedicação, paixão e sinceridade: o que se espera é a entrega da excelência. “Em tudo o que o Alibaba faz, ele traz a paixão e estimula a dedicação total e sincera das equipes”, conta Hui.
Esses três pilares acabam se desdobrando em diversos outros pontos:
Asas à imaginação
O uso intensivo dos dados reduz as incertezas e permite que as pessoas foquem energia na criatividade. “Especialmente os mais jovens se dedicam a pensar todos os dias em novas formas de atender o cliente e em novos modelos de negócios. O Alibaba é uma empresa inquieta”, explica Hui.
Competição implacável
A economia chinesa é extremamente competitiva, com muita inovação, fazendo com que ninguém possa passar tempo aproveitando o sucesso. “Tudo muda muito rápido e isso é crucial, especialmente no e-commerce. Somente sendo customer first é possível lidar com essa dinâmica de inovação”, diz o executivo.
A Cultura Wuxia
Wuxia é um gênero de ficção, presente em livros e filmes, sobre guerreiros da China Antiga, capazes de grandes feitos de artes marciais. Filmes como “O Tigre e o Dragão” são exemplos do gênero bem conhecidos do público ocidental. É um tema muito frequente na cultura nerd chinesa e abraçado pelo Alibaba.
“A Cultura Wuxia faz parte do imaginário chinês, com um jeito nobre de agir e o ideal de acabar com as injustiças da sociedade. O Alibaba trouxe esse imaginário para os negócios, o que comunica muito bem os valores da companhia”, explica Hui. A Wuxia se apresenta de várias maneiras no dia a dia. Todas as salas da empresa fazem referências a personagens ou eventos Wuxia e todos os colaboradores têm um apelido ligado à cultura. “Isso cria uma igualdade de condições e ajuda a quebrar a hierarquia, criando um ambiente mais estimulante e inovador”, afirma.
A cultura do vinho
Presentear as pessoas pelo tempo de casa não é exatamente algo novo, mas no Alibaba ganhou um valor especial. Ao completar um ano na empresa, o colaborador recebe um pin dourado chamado de Aroma, fazendo referência à primeira sensação quando alguém se aproxima de uma taça de vinho. “Da mesma forma, o novo colaborador teve sua primeira experiência com o Alibaba”, compara Hui. Aos três anos, passa para o nível Suave e recebe um colar de jade, celebrando o momento em que o vinho absorve a natureza do barril de carvalho no qual está inserido. Aos cinco, o colaborador recebe um anel de ouro e passa para o nível Envelhecido. “É quando o vinho ganha personalidade própria, assim como o colaborador da empresa já incorporou a cultura e passa a expressar sua individualidade dentro dela”, explica.
Com símbolos de conquista e engajamento, foco obsessivo no cliente, estímulo constante à inovação e uma mentalidade de apagar injustiças e melhorar o mundo, o Alibaba se tornou, em apenas 20 anos, uma empresa de cultura muito sólida, que visa sua perenidade e estimula a presença no imaginário das pessoas.
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