Apesar das limitações atuais da integração do varejo físico com o online, a omnicanalidade já é uma realidade para os consumidores brasileiros. Essa é a conclusão do estudo “Omnishopper”, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a AGP Pesquisas Estatísticas e divulgado nesta semana. Segundo o levantamento, que ouviu 608 pessoas em todo o País, enquanto o varejo ainda caminha para o omnichannel, o shopper já tem esse comportamento. “O consumidor já espera uma experiência que integre canais online e offline, e o varejo tem procurado atender essa demanda por meio de um atendimento consistente e eficiente em todos os pontos de contato disponíveis”, comenta Eduardo Terra, presidente da SBVC.
O estudo mostra claramente que existem diferenças de comportamento de acordo com o perfil de público. Os mais jovens (Millennials e Geração Y) identificam-se mais com compras via redes sociais, preferem pagar via boleto bancário (por limitações financeiras) e tendem a comprar mais roupas, calçados e acessórios. “É um omnishopper que cresceu no mundo digital e está familiarizado com dispositivos móveis e comunicação em tempo real, o que explica a busca por facilidade e rapidez no momento da compra”, afirma Terra. Já os consumidores das gerações X e 65+ identificam-se mais com compras via site em lojas virtuais, pagam com cartão de crédito e costumam comprar itens de maior valor, como eletrônicos e eletrodomésticos. “É um público que preza muito pela segurança de suas informações no momento da compra online, o que explica o fato de ser a parcela da população que mais usa meios como PayPal, PagSeguro e Moip como forma de pagamento”, explica.
Segundo o estudo da SBVC, para ser bem-sucedido no atendimento ao omnishopper, o varejo precisa armazenar e unificar seus dados de vendas e contatos com o cliente, para reconhecer cada consumidor como único e estar bem posicionado em todos os pontos de contato. “Complementaridade é importante, pois os consumidores valorizam o relacionamento interpessoal nas lojas, mas também querem a conveniência das compras online. Quem conseguir oferecer o melhor dos dois mundos estará em vantagem”, conclui Terra.
Fonte: Redação