Houve 900% de aumento de consumidores acima de 60 anos em 2021, comparado com 2020, e esse número continua crescendo, mesmo após o retorno do comércio físico
Por Mauro Balhessa
Um novo perfil de shopper tem chamado a atenção da Americanas Mercado. Nos últimos anos, um dos destaques em aumento de vendas tem sido o consumo online do público acima de 60 anos. ”Tivemos um crescimento de 1.575% no número de clientes com 60 anos ou mais em 2020, frente ao ano anterior, mais de 900% de aumento de consumidores acima de 60 anos em 2021, comparado com 2020, e esse número continua crescendo, mesmo após o retorno do comércio físico”, detalha André Biselli, head da categoria de mercado da Americanas S.A., com exclusividade para o Jornal Giro News. Para a varejista, os modelos de supermercado online e varejo físico vão coexistir e complementar a jornada do cliente, justamente pelos diferentes perfis de consumo. “O cliente quer ter opções e escolher o que for mais conveniente para ele no dia a dia. Podemos atender a uma pessoa que trabalha o dia todo e que prefere comprar online e receber em casa para economizar o tempo em que precisaria ir ao mercado depois de concluir sua jornada, por exemplo.”
Cesta e Conveniência do Shopper Online
Segundo o head, a cesta de produtos no supermercado online é variada e não é essencialmente direcionada a produtos premium. “Alguns perfis preferem comprar produtos da cesta básica, outros preferem algum alimento que complementa alguma das refeições, etc.” De acordo com Biselli, acima de tudo, o cliente busca conveniência, como receber a compra em casa ou retirando na loja e no horário em que preferir. No entanto, o comportamento do cliente, mesmo no online, pode mudar periodicamente e deve ser acompanhado diariamente. “Além de ações diferenciadas para os produtos que o cliente já compra no físico, uma boa experiência de navegação, atendimento e compra em poucos cliques são essenciais. O uso de inteligência para assertividade em compras e precificação, o conhecimento granular da base de clientes e a melhoria do nível de serviço também são maneiras de otimizarmos o serviço e trazer ainda mais credibilidade a esse modelo.”
Aposta em Favelas
Com cerca de 70 bandeiras de redes parceiras, além de uma base de 550 lojas abertas em mais de 100 cidades brasileiras, a Americanas Mercado vem evoluindo no canal de supermercado online. A última investida da varejista ocorreu na expansão de sua presença em favelas. “Em junho, iniciamos nossa empreitada na entrega de mercado online em favelas do país. Inicialmente em Paraisópolis, a segunda maior favela de São Paulo, o projeto é uma nova frente da Americanas na Favela, iniciativa social da estratégia ESG”, afirma André. O próximo passo de expansão da companhia tem como foco consolidar e ampliar parcerias estratégicas com grandes redes varejistas de supermercado, que tenham capilaridade por todo o país.
Fonte: GiroNews