*Por Renato Müller
Este domingo é um dia especial para os cerca de 2.000 brasileiros que participam da NRF Big Show: afinal, é hora da apresentação brasileira no evento. Alberto Serrentino, diretor técnico da delegação BTR-Varese, faz sua 11ª apresentação seguida no evento (16ª no total), mediando o painel “Store of the future: Rethinking physical retail’s role and strategy”. A apresentação traz como debatedores Fabio Barreto, CEO da Farm Rio Global; Raquel Metz Scherer, Managing Director da Grendene; e Marjolein Westerbeek, presidente da RItuals USA.
Falamos com Alberto Serrentino sobre sua apresentação de logo mais. Seguem alguns trechos da conversa:
Por que o varejo precisa repensar o papel da loja física?
Porque a transformação digital dos negócios está impondo novos desafios para que o PDV se mantenha relevante. Em um modelo de varejo transformado e integrado, a loja física precisa se digitalizar, ser mais inteligente, orientada a dados e ao cliente. Com isso, ela assume novos papeis na jornada de compra, tanto oferecendo mais experiência como se tornando um hub logístico em operações omnichannel.
Farm, Grendene e Rituals estarão em seu painel. Como eles enxergam o novo papel da loja?
Em comum, são varejistas que investem muito na experiência e no engajamento dos clientes, para que a loja seja um espaço de convivência, de estímulo, cultura, moda, arte e design. Além disso, estão trabalhando fortemente a digitalização dos negócios. Um belo exemplo é a Farm, em que 25% das vendas são online e 80% dessas vendas são feitas por vendedoras das lojas que se transformaram em influencers. São elas mesmas que promovem as vendas digitais que são creditadas para as lojas.
Já a Rituals considera a loja um oásis, dentro dessa ideia de desaceleração e descompressão para os clientes. E estão focando muito na personalização a partir dos dados dos clientes para aumentar a relevância do que se consegue fazer dentro da loja. A Melissa, por sua vez, tem nas Galerias verdadeiros templos de marca, com uma abordagem de estilo de vida e de criar valor intangível a partir da transformação de um material ordinário (o plástico) em ideias extraordinárias.
São três cases que têm muita relevância e apontam caminhos interessantes para a transformação da loja física em um mundo omnichannel.
O que esperar da NRF Big Show 2020?
Uma nova década, um evento que olha para o futuro. A NRF Big Show 2020 pretende ser, neste início de ano, o lugar em que todo o varejo mundial se reúne para construir seu caminho. É onde talentos visionários se encontram com novas tecnologias e com visões inovadoras de negócios.
Com mais de 400 palestrantes, mais de 800 expositores e cerca de 175 palestras e painéis, o evento tem entre seus destaques o CEO da Microsoft, Satya Nadella, que logo na abertura da NRF Big Show trará sua visão sobre o futuro dos negócios. Outro ponto alto será a apresentação do CEO da Starbucks, Kevin Johnson, que irá falar sobre como manter o calor humano em alta em um varejo cada vez mais tecnológico. No último dia, a atriz e empreendedora Gwyneth Paltrow contará como construiu a Goop, uma plataforma de estilo de vida avaliada em cerca de US$ 400 milhões.
Separe um tempo em sua agenda para visitar o Innovation Lab e a Startup Zone, as áreas mais focadas em projetos inovadores do evento. Passe também pela Expo, que apresenta novidades em tecnologia, e aproveite todos os momentos para conhecer novas pessoas e negócios. Afinal, quem sabe de onde vem a próxima grande inovação disruptiva?
Um highlight da inovação no mundo
Uma parada obrigatória na NRF Big Show é o Innovation Lab, que apresenta soluções tecnológicas para ajudar o varejo a entregar experiências de compra impactantes e que integrem online e offline. O Innovation Lab conta com estandes de startups selecionadas pela NRF e que apresentam as mais recentes aplicações em Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, machine learning, reconhecimento facial, robótica e mais. Com mais de 50 expositores de todo o mundo, é um lugar para quem quer se manter atualizado com os mais recentes desenvolvimentos que impactam o varejo.
Imperdíveis do dia
– Keynote de abertura
Satya Nadella, CEO da Microsoft, se apresenta no palco principal da NRF Big Show, das 8h45 às 9h15
– Palestra Alberto
“Store of the future: Rethinking physical retail’s role and strategy”, no Stage 3 (EXPO Hall, Level 1), das 14h às 14h30. Moderação de Alberto Serrentino, com participação de Fabio Barreto, CEO da Farm Rio Global; Raquel Metz Scherer, Managing Director da Grendene; e Marjolein Westerbeek, presidente da RItuals USA.
IMPORTANTE: chegue com antecedência para pegar um bom lugar na sala.
– Jantar exclusivo BTR-Varese
No Queensyard (no Hudson Yards). Os transfers saem do hotel para o local do evento entre 18h30 e 19h.
*Renato Müller é jornalista e faz a curadoria de conteúdo da NRF Big Show 2020 para delegação BTR-Varese.