O grupo Netshoes, dono dos sites Netshoes e Zattini, reportou no terceiro trimestre um prejuízo líquido atribuído aos sócios controladores de R$ 47,6 milhões, ante perdas de R$ 30,4 milhões no mesmo intervalo de 2016 – uma alta de 56,5%. A companhia associou o resultado a gastos mais altos com provisão relacionada ao negócio de vendas para empresas (B2B).
O Netshoes informou que estendeu os prazos de pagamentos para clientes de B2B e registrou uma parcela dos recebíveis desses clientes como provisão para devedores duvidosos. O impacto nos resultados consolidados do trimestre foi de R$ 14,7 milhões (3,3% das vendas líquidas). Excluindo esse efeito, o prejuízo antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) teria sido de R$ 5,9 milhões.
No terceiro trimestre, o Ebitda da companhia ficou negativo em R$ 20,7 milhões, ante um Ebitda negativo de R$ 2,3 milhões no terceiro trimestre de 2016.
A receita líquida aumentou 7,3% no terceiro trimestre, para R$ 444,6 milhões. Os custos de vendas cresceram 8,9%, para R$ 301,4 milhões. A companhia destacou o crescimento de 419% na receita do “marketplace” (venda de terceiros), para R$ 53 milhões.
As despesas com vendas e marketing, por sua vez, tiveram aumento de 21,4%, para R$ 132,2 milhões. Já as despesas gerais e administrativas caíram 12%, para R$ 39,2 milhões. Com esse desempenho, o prejuízo operacional no terceiro trimestre chegou a R$ 29,3 milhões, ante um prejuízo operacional de R$ 16,6 milhões um ano antes.
Em relatório, Marcio Kumruiam, presidente da Netshoes, considerou que o resultado refletiu o aumento da participação de mercado da companhia e o aumento na base de clientes. No trimestre, o número de usuários registrados aumentou 21,2% em relação ao mesmo período do ano anterior.
“À medida que nos beneficiamos do crescimento contínuo do consumo em comércio eletrônico nos países em que operamos, estamos simultaneamente aumentando o mercado e construindo as bases para o crescimento de longo prazo, melhorando o mix dos negócios entre os pilares estratégicos da companhia”, afirmou Kumruiam em comunicado.
Em relação ao quarto trimestre, período que responde por 35% das vendas da empresa no ano, a Netshoes informou que “está bem preparada para uma grande campanha” de vendas de fim de ano.
Fonte: Valor Econômico