Domingo tem a final do futebol americano, o chamado Super Bowl. Este ano, a disputa será entre o New England Patriots e o Atlanta Falcons e será exibida na TV paga a partir das 21h. Mas qual o real impacto desse amor emergente do brasileiro pelo esporte?
Um levantamento feito pela Netshoes mostra que o futebol americano realmente ganhou o coração do brasileiro. De acordo com a empresa, houve um aumento de 49% na receita gerada pela venda de produtos da NFL em 2016 na comparação com 2015. Por conta desse crescimento, o portfólio de itens do futebol americano também cresceu: 52% no ano passado.
“A NFL já virou uma febre no Brasil e nós, da Netshoes, buscamos sempre acompanhar as preferências dos nossos consumidores. Temos visto que as pessoas têm buscado cada vez mais artigos esportivos de futebol americano e o nosso portfólio tem crescido, acompanhando esse movimento”, diz Marcelo Chammas, diretor comercial da Netshoes.
De janeiro a dezembro do último ano, entre os sete produtos mais vendidos da liga de futebol americana, cinco foram camisetas de time. O campeão foi a bola Super Grip, da Wilson. Entre os times, uma curiosidade: o time com itens mais comercializados foi Oakland Raiders. “Achamos curioso o Oakland Raiders estar no topo com mais artigos vendidos. O time não é campeão da liga há mais de 30 anos”, comenta Chammas.
O Oakland Raiders ganhou a liga pela última vez em 1984 e a última vez que chegou à final da NFL foi em 1992. Na última edição, o time era um dos favoritos e fez uma campanha positiva até as playoffs, mas alguns jogadores se contundiram e o time foi eliminado.
Abaixo, a lista dos produtos mais vendidos em 2016:
1 – Bola de futebol americano Wilson Super Grip
2 – Camiseta New Era Washington Redskins
3 – Camiseta Regata New Era Oakland Raiders
4 – Colete New Era Oaskland Raiders
5 – Camiseta New Era New England
6 – Camiseta New Era Oakland Raiders
7 – Camiseta New Era Atlanta Falcons
Fonte: NOVAREJO