Um dia antes de iniciar a GDS – Global Destination for Shoes and Accessories, os calçadistas brasileiros participaram do Seminário Preparatório do Export Thinking Alemanha, ação promovida pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados, mantido pela Abicalçados em parceria com a Apex-Brasil, que apoia a participação das empresas brasileiras na mostra calçadista que ocorre de 10 a 12 de fevereiro em Dusseldorf, na Alemanha.
Os representantes das 25 marcas brasileiras expositoras assistiram as palestras de Niek Jansen, CEO da Rexor Group, e de Claudia Schulz, relações públicas do Deutsch Schuh Institut. Em paralelo ao Seminário também aconteceu o Photocall, ação de relacionamento com a imprensa local.
O bate-papo promovido pelo seminário iniciou com uma apresentação sobre os diferenciais do mercado alemão e seguiu com o tema de tendência de consumo e moda. Jansen falou sobre o funcionamento da Rexor Group, dos seus associados, e da necessidade de adaptar a fôrma do calçado brasileiro para o pé do alemão. “Sabemos que essa adaptação iria refletir em investimentos e entendemos que isso não é viável para muitos. Mas é um esforço importante para conquistar os compradores daqui, que são exigentes, porém fieis e não ficam restritos a preços”, destacou o CEO da Rexor Group, um dos principais consórcios de calçados na Alemanha. A empresa já trabalha com algumas companhias brasileiras e vê potencial no produto made in Brazil.
Já Claudia ressaltou as novidades do mercado de consumo, da necessidade de criar coleções que atendam gostos distintos, uma vez que a mesma consumidora pode ser social e também esportiva, dependendo do dia, do momento. “A geração acima dos 50 anos está consumindo muitos produtos criados para jovens e busca calçados mais fashion. Além disso as prioridades de consumo estão mudando, voltando-se mais para a área de tecnologia, gastronomia, e os calçados acabam ficando como segunda opção. Então precisamos criar maneiras de atrair os clientes.”
Expectativa
Para Felipe Fleck, agente da Piccadilly, a GDS é a porta de entrada para o mercado alemão. A empresa participa da plataforma comercial com o intuito de conseguir clientes no País. “Já vendemos para algumas lojas na Alemanha, mas sabemos do potencial do mercado e estamos investindo para crescer aqui. Os alemães são fieis, mas desconfiados, então precisamos trabalhar de maneira diferenciada, especialmente nesse momento de turbulência na economia”, frisou.
Estão na GDS as marcas Anatomic & Co, Moema, Rider, Ipanema, Grendha, Zaxy, Beira Rio, Vizzano, Molekinha, Moleca, Modare, Piccadilly, Lilybi, Democrata, Via Scarpa, Stéphanie Classic, Sapatoterapia, Wirth, Ramarim, Comfortflex, Whoop, Suzana Santos, Renata Mello, Art´s Brasil, e Toni Salloum. A participação conta com o apoio do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações de calçados, desenvolvido em uma parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).