Por Renato Müller*
Mais uma vez, a apresentação de Alberto Serrentino na NRF Big Show teve lotação esgotada (com o app do evento avisando todo mundo e pedindo para ninguém mais tentar entrar, inclusive) e exemplos consistentes de varejo bem feito. Rituals, Farm e Melissa mostraram que o papel de suas lojas físicas já vai bem além do tradicional: para elas, o PDV é, respectivamente, um oásis, um portal mágico e uma forma de transformar o ordinário em extraordinário. “Em um mundo omnichannel, a loja física continua sendo essencial. É por meio dela que o varejo encontra novas respostas para os desafios do relacionamento com os clientes”, comenta Alberto.
Você tem as armas para a sua revolução
O varejo está com a faca e o queijo na mão: está próximo dos clientes e consegue coletar seus dados para tomar melhores decisões. Para atender consumidores reais em ambientes reais. “É uma ferramenta poderosa que as empresas têm na mão para conhecer melhor os clientes, empoderar os funcionários, desenvolver uma cadeia de suprimentos mais inteligente e reimaginar seus modelos de negócios”, diz Satya Nadella, CEO da Microsoft, na abertura da NRF Big Show 2020. Essa também é uma fonte potencial de novas receitas, em áreas como a publicidade digital. “Não fique na mão das grandes empresas de publicidade digital, com seus custos crescentes. Use seus dados e transforme seus modelos de negócios”, afirma.
O que esperar da tecnologia no varejo?
Amanhã começam as visitas guiadas à EXPO. Grasi Tesser e Daniel Pozza rodaram toda a feira e fizeram uma curadoria especial das melhores soluções tecnológicas que merece ser vistas, com foco na aplicação para o negócio. O que esperar das visitas? “Veremos Analytics de tudo, para que o varejo rastreie o cliente em toda a jornada de compras. Também temos muita coisa boa em Inteligência Artificial. E, agora, a tecnologia habilita o offline a usar diversos conceitos que, até agora, só estavam disponíveis nas plataformas de e-commerce, como recomendações de produtos”, antecipa Daniel. Confira os horários e grupos no aplicativo BTR-Varese.
As frases que marcam a NRF 2020
“Os varejistas têm o ativo mais valioso, que são os dados dos consumidores. Como você incorpora os dados à sua estratégia?”
Satya Nadella, CEO da Microsoft
“As lojas continuarão a ser um destino para os clientes, mas precisam evoluir para entregar mais valor aos consumidores, elevando o nível de experiência”
Alberto Serrentino, diretor técnico da delegação BTR-Varese
“Reduzimos nosso sortimento em 30% e nosso NPS aumentou em 4% imediatamente. Menos escolhas melhoram a situação do cliente e nós, como varejistas, precisamos atendê-lo melhor”
John Furner, presidente e CEO do Walmart EUA
Imperdíveis do dia:
Starbucks na NRF Big Show
Logo às 8h30, na abertura do dia, no palco principal. “Nurturing humanity in modern-day retail: a conversation with Starbucks president and CEO Kevin Johnson”
15h30 – Visões do futuro do varejo
“Retail state of mind: bold moves from leaders fueling future growth”, no palco principal, com Marvin Ellison, CEO da Lowe’s; Helena Foulkes, CEO da Hudson’s Bay; e Tim Steiner, CEO da Ocado.
17h30 – Palestra exclusiva BTR-Varese
“O desafio do engajamento e da fidelidade dos clientes na jornada de digitalização”
Sean Claessen, VP Executivo da Bond Brand Loyalty, seguido de debate com varejistas
Evento realizado pela Dotz, com patrocínio Elo
Das 17h30 às 19h30, no Lotte New York Palace
– Visita guiada à Expo
Visitas coordenadas por Grasiela Tesser e Daniel Pozza. Confira os horários no app BTR-Varese
*Renato Müller é jornalista e faz a curadoria de conteúdo da NRF Big Show para a delegação BTR-Varese.