O setor de e-commerce no Brasil sempre foi “extremamente concorrido” e a Magazine Luiza conseguiu crescer historicamente mesmo nesse ambiente, afirmou Frederico Trajano, presidente da Magazine Luiza, ao Valor, durante evento realizado na noite desta terça-feira (30) em São Paulo.
“Não vi nenhuma mudança significativa nesse ecossistema. A exponencialidade [capacidade de crescimento ultra-acelerado] do negócio é muito grande e permite que a gente continue vislumbrando uma expansão futura alta com baixa alocação de capital, via estoque de outras empresas e modelo de plataformas”, afirmou ele, durante o evento.
A Magazine detém uma participação de cerca de 15% do total de vendas na categoria digital e, mais recentemente, vem enfrentando a aproximação da Via Varejo no setor. Trajano afirmou que continua entusiasmado com a perspectiva de ampliação de espaço da varejista em função da transformação do negócio para plataformas digitais, incluindo o “marketplace” (shopping virtual).
“No e-commerce, o leque de concorrentes é grande e sempre foi, é algo normal nos nossos 63 anos. Em um ou outro momento tem algum novo entrante, mas a concorrência é normal, não estamos num mercado concentrado ou com algum tipo de oligopólio”, disse.
Desde o fundo do poço em 2015 até agora, as ações da Magazine tiveram uma valorização de mais de 27.000% na bolsa — saíram de R$ 0,96 para R$ 264,55 ontem. Segundo Trajano, o movimento da ação é “consequência do modelo de negócios” da companhia feito até agora.
Fonte: Valor Econômico