O sortimento da plataforma conta com mais de 30 categorias no Brasil. Dentre os destaques, está a seção de eletroeletrônicos, que registrou crescimento de mais de 60% nos últimos 12 meses
Por Larissa Varjão
Em 2021, a Shopee registrou um crescimento de 600% em seu número de vendedores brasileiros na plataforma. Com isso, a empresa investiu em suporte para os comerciantes, com iniciativas como o Centro de Educação do Vendedor, com aulas sobre digitalização e vendas, e um grupo privado de acompanhamento no Facebook. “As vendas internacionais representam menos de 15% na nossa plataforma – temos 2 milhões de vendedores brasileiros registrados”, afirma Felipe Piringer, responsável pelo marketing da Shopee, com exclusividade ao Jornal Giro News. Para este ano, o foco da Shopee é ajudar as empresas menores a se beneficiarem do crescimento da economia digital. “O Brasil é um dos principais mercados da Shopee. Nossa equipe local atualmente está focada em compreender as necessidades de nossas comunidades.”
Foco em Ações de Marketing
Para o marketing brasileiro, a plataforma tem investido em influenciadores digitais e ações de conteúdo no Facebook, Twitter, Kwai, Youtube, blog e mídias em portais. “Nós customizamos o conteúdo de cada plataforma, justamente por entender que cada canal acaba atraindo públicos diferentes”, explica. O uso de campanhas diárias, como cupons de frete grátis, vouchers de desconto e ofertas-relâmpago, se destaca na estratégia. “A gamificação também faz parte da experiência Shopee. Queremos construir uma plataforma descontraída, a exemplo de jogos que temos.” A logística da plataforma contempla um armazém cross-docking e parceiros locais que fazem a coleta e entrega dos produtos no país. Segundo o executivo, a frente de logística também deve receber mais investimentos.
Eletrônicos em Destaque
O sortimento da plataforma conta com mais de 30 categorias no Brasil. Dentre os destaques, está a seção de eletroeletrônicos, que registrou crescimento de mais de 60% nos últimos 12 meses. “Entre os itens mais vendidos na Shopee no Brasil, estão máscaras descartáveis, fones de ouvido, celulares, ring lights, balas de gelatina e papéis de parede.” Para Felipe, apesar de crescente, o mercado brasileiro de e-commerce ainda está em estágio inicial. “À medida que o e-commerce cresce em importância e escala no Brasil, nosso objetivo é criar mais valor para nossos usuários, mais oportunidades de crescimento e conectarmos mais os consumidores brasileiros”, finaliza.
Fonte: Gironews