Os hábitos de consumo e a forma como as pessoas se comunicam e se relacionam com marcas vêm sofrendo profundas mudanças em tempos de redes sociais. No varejo, a inovação deixa de ser apenas um diferencial competitivo e passa a ser ingrediente fundamental para a expansão dos negócios. Nesse cenário, a Leroy Merlin celebra a superação da marca de 60 mil inscritos, em apenas nove meses, no Casa de Verdade, canal da marca no YouTube, desenvolvido pela divisão de brand publishing da Webedia, com produção nos estúdios da Massiv, em São Paulo, por uma equipe exclusiva de dez profissionais.
Luther Peczan, CEO da produtora digital Massiv, conta que desde o lançamento do canal, em março, o número de inscritos foi conquistado apenas com crescimento orgânico. Na análise do engajamento dos 127 vídeos produzidos e postados na plataforma, Peczan destaca a fidelidade do público e o fato de que 75% das visualizações virem de pessoas que acessam diretamente na página do canal. “A própria plataforma também considera o conteúdo muito relevante já que os 25% restante vêm das recomendações do próprio Youtube”, afirma o CEO de Massiv. Os vídeos tiveram taxa de retenção média acima de 60% e aprovação de 98% nos likes. Os dados mostram ainda que 63% do público é feminino; e que 64% têm entre 25 e 44 anos.
O projeto é uma extensão da comunicação de varejo da rede com a participação dos influenciadores Karla Amadori (canal DIYCore), Paloma Cipriano, o comediante Lucas Salles e Paulo Biacchi, com o enfoque nos temas decoração, reforma e construção. A finalidade é aumentar a relevância digital da marca Leroy Merlin e torná-la dominante nesse território. “A marca já é bem reconhecida e associada aos temas-alvo no Brasil, onde as lojas são vistas como modernas e inovadoras. Ainda há, porém, o desafio de aproximar a marca do público mais jovem, algo que os novos canais digitais fazem por excelência nos tempos atuais”, explica o Paulo José, executivo da Leroy Merlin.
Participações especiais de convidados, como os atores do Parafernalha, que participaram em cinco vídeos, também ajudaram a ampliar o público do canal. “O novo posicionamento, que dá nome ao canal, nos associa a um ambiente agradável, acolhedor e inspirador para todos que desejam fazer da sua casa um ponto de grandes experiências e momentos inesquecíveis”, complementa Cirlene Gonçalves, gerente de Planejamento e Estratégia em Social Media da Leroy Merlin.
O CEO de Massiv explica que a metodologia desenvolvida pela Massiv é baseada em crescimento 100% orgânico e direcionada por uma estratégia de conteúdo com pilares claros e relevantes para a audiência almejada. “Escolhemos apresentadores que comunicam bem com o target da Leroy e aplicamos todo o nosso conhecimento técnico sobre o algoritmo e sobre o comportamento do público que consome conteúdo na plataforma”, diz Peczan.
O executivo da Webedia esclarece que a função da Massiv, desde seu lançamento em julho, tem sido a de fazer com que marcas se tornem publishers, criando conteúdo de qualidade para impactar seu público de forma direta e relevante, aumentando o brand love. “Trabalhar com uma marca como a Leroy Merlin, que entende o valor de criar conteúdo relevante para engajar com seu público de forma orgânica, é um grande privilégio. Acreditamos que aproximar o público através de conteúdo original que traga os pilares da marca, como nesse trabalho feito a quatro mãos, é o futuro para as marcas”, conclui Peczan.
Fonte: Adnews