Uma nova onda em iluminação está chegando ao varejo: depois da LED, agora é a vez da iluminação digital, customizada. É o que afirma Ronald Gelten, responsável pelo programa de marketing e inovação estratégica do segmento de varejo da Philips. “A iluminação está se tornando o sistema nervoso central do varejo”. A Philips também divulgou um levantamento apontando que 82% das pessoas que pesquisam seus produtos na internet, acabam efetivando a compra nas lojas, e isso tem ligação direta com a iluminação. “Eles querem estar inspirados para entrar na loja e comprar”, disse Gleten no 20º Backstage do Varejo “Iluminação e Store Design”, promovido pela Abiesv – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo.
Importância Comprovada
A importância da iluminação no varejo se prova com a realidade de receber informações em tempo real sobre características dos produtos, promoções e sua localização pelo celular, orientado pelos pontos de luz. Diante disso, no varejo de moda, por exemplo, a luz das vitrines também já pode ter intensidade dinâmica e ser alterada por tablet remotamente, pelo próprio vitrinista. Além disso, uma nova tecnologia está em implantação no mercado: definir a luz do provador conforme a ocasião de uso da roupa, como noite ou dia, em ambiente fechado ou aberto, tudo com o objetivo de aproximar cada vez mais o consumidor da loja física.