O Grupo Pão de Açúcar (GPA) pretende investir R$ 1,6 bilhão em 2018 na abertura de 20 lojas Assaí, incluindo conversões, e reforma de outras 20 lojas Pão de Açúcar. A estimativa consta de projeções para o ano de 2018 divulgadas em conjunto com o informe de resultados referente ao quarto trimestre e total do ano de 2017. O valor previsto de investimento para 2018 é semelhante aos projetados nos dois últimos anos, de 2016 e 2017. Em 2015, o montante investido foi de pouco mais de R$ 2 bilhões, e em 2014, de R$ 1,9 bilhão.
O grupo também divulgou que as vendas em mesmas lojas, considerando apenas as unidades abertas há mais de 12 meses, do segmento Assaí devem crescer acima da inflação e multivarejo ficará em linha com a inflação alimentar, com continuidade dos ganhos de participação de mercado. Para a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do segmento multivarejo, a empresa prevê um aumento entre 0,5 ponto percentual (p.p.) a 0,6 p.p. Em 2017, a margem Ebitda foi de 5,6%. Segundo a varejista, a melhora do indicador virá com a deflação alimentar, que deve se manter no primeiro semestre e recuperar progressivamente na segunda metade do ano, contribuindo em cerca de 0,3 p.p., e com ganhos de eficiência operacional em logística e quebra, com 0,2 p.p.
Outros benefícios virão da recuperação da tendência de vendas, maturação de projetos e implementação de novos conceitos. Já no segmento Assaí, a projeção é de aumento da margem Ebitda de 0,2 p.p. a 0,3 p.p., em função da menor deflação, maturação das lojas e da fidelização dos clientes. No ano passado, a margem Ebitda foi de 5,4%. Sobre as sinergias com América Latina, a empresa projeta atingir mais de US$ 85 milhões em economias com o perímetro Brasil. O grupo também estima que a monetização do estoque de créditos tributários ocorrerá em ritmo maior à geração dos créditos recorrentes. Assim, o grupo registrará novos créditos em multivarejo, irá estornar integral ou parcialmente a provisão de R$ 369 milhões realizada no Assaí no terceiro trimestre, e pode reconhecer eventuais créditos tributários para outros estados, além de São Paulo.
O GPA também espera que a otimização do capital de giro e redução do resultado financeiro podem representar cerca de 1% da receita líquida em 2018. Alimentar Em todo o ano de 2017, o GPA investiu R$ 1,355 bilhão no segmento alimentar, um avanço de 9,1% na comparação com 2016. Somente em novas lojas, aquisição de terrenos e conversões foram aportados R$ 583 milhões, uma alta anual de 23,1%, informou o grupo em seu resultado financeiro. Segundo a companhia, o projeto de conversões atingiu 15 lojas no ano, além da inauguração de cinco novas lojas Assaí, três Pão de Açúcar, seis Minuto Pão de Açúcar, duas Drogarias Extra e dois postos de gasolina.
Em reformas e manutenção, os investimentos recuaram 21,1% no ano, para R$ 444 milhões, e em infraestrutura e outros a queda foi de 17,9%, para R$ 302 milhões. Somente no quarto trimestre de 2017, os investimentos somaram R$ 354 milhões, um recuo de 8,1% na comparação com igual intervalo de 2016. Em novas lojas, aquisição de terrenos e conversões foram aportados R$ 209 milhões, um avanço anual de 22,6%. Já as reformas e manutenções tiveram crescimento de 31,3%, para R$ 135 milhões, e aportes em infraestrutura e outros cresceram 13,9%, para R$ 101 milhões. O Grupo Pão de Açúcar encerrou o ano de 2017 com 1.081 lojas, sendo 955 do segmento multivarejo e 126 do Assaí. Em multivarejo, 186 são Pão de Açúcar, 117 do Extra Hipermercado, 188 Extra Supermercado, 265 de proximidade (Minuto Pão de Açúcar e Extra Minimercado), 127 drogarias e 72 postos de combustíveis.
Fonte: Panorama Farmacêutico