SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
A SBVC é membro do FIRAE
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
  • Institucional
    • História
    • Pilares
    • Conselho Consultivo
    • Conselho Deliberativo
    • Diretoria
  • Estudos & Pesquisas
    • Estudos & Pesquisas
    • Snapshot
  • Eventos
  • Notícias
  • Imprensa
    • SBVC na Mídia
    • Releases
    • Contato para Imprensa
  • Associados
  • Fale Conosco
  • Associe-se
No Result
View All Result
SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
No Result
View All Result

GPA manterá em 2018 nível de investimento dos últimos anos

Renato Muller by Renato Muller
22 de fevereiro de 2018
in Notícias
A A

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) pretende investir R$ 1,6 bilhão em 2018 na abertura de 20 lojas Assaí, incluindo conversões, e reforma de outras 20 lojas Pão de Açúcar. A estimativa consta de projeções para o ano de 2018 divulgadas em conjunto com o informe de resultados referente ao quarto trimestre e total do ano de 2017. O valor previsto de investimento para 2018 é semelhante aos projetados nos dois últimos anos, de 2016 e 2017. Em 2015, o montante investido foi de pouco mais de R$ 2 bilhões, e em 2014, de R$ 1,9 bilhão.

O grupo também divulgou que as vendas em mesmas lojas, considerando apenas as unidades abertas há mais de 12 meses, do segmento Assaí devem crescer acima da inflação e multivarejo ficará em linha com a inflação alimentar, com continuidade dos ganhos de participação de mercado. Para a margem de lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do segmento multivarejo, a empresa prevê um aumento entre 0,5 ponto percentual (p.p.) a 0,6 p.p. Em 2017, a margem Ebitda foi de 5,6%. Segundo a varejista, a melhora do indicador virá com a deflação alimentar, que deve se manter no primeiro semestre e recuperar progressivamente na segunda metade do ano, contribuindo em cerca de 0,3 p.p., e com ganhos de eficiência operacional em logística e quebra, com 0,2 p.p.

Outros benefícios virão da recuperação da tendência de vendas, maturação de projetos e implementação de novos conceitos. Já no segmento Assaí, a projeção é de aumento da margem Ebitda de 0,2 p.p. a 0,3 p.p., em função da menor deflação, maturação das lojas e da fidelização dos clientes. No ano passado, a margem Ebitda foi de 5,4%. Sobre as sinergias com América Latina, a empresa projeta atingir mais de US$ 85 milhões em economias com o perímetro Brasil. O grupo também estima que a monetização do estoque de créditos tributários ocorrerá em ritmo maior à geração dos créditos recorrentes. Assim, o grupo registrará novos créditos em multivarejo, irá estornar integral ou parcialmente a provisão de R$ 369 milhões realizada no Assaí no terceiro trimestre, e pode reconhecer eventuais créditos tributários para outros estados, além de São Paulo.

O GPA também espera que a otimização do capital de giro e redução do resultado financeiro podem representar cerca de 1% da receita líquida em 2018. Alimentar Em todo o ano de 2017, o GPA investiu R$ 1,355 bilhão no segmento alimentar, um avanço de 9,1% na comparação com 2016. Somente em novas lojas, aquisição de terrenos e conversões foram aportados R$ 583 milhões, uma alta anual de 23,1%, informou o grupo em seu resultado financeiro. Segundo a companhia, o projeto de conversões atingiu 15 lojas no ano, além da inauguração de cinco novas lojas Assaí, três Pão de Açúcar, seis Minuto Pão de Açúcar, duas Drogarias Extra e dois postos de gasolina.

Em reformas e manutenção, os investimentos recuaram 21,1% no ano, para R$ 444 milhões, e em infraestrutura e outros a queda foi de 17,9%, para R$ 302 milhões. Somente no quarto trimestre de 2017, os investimentos somaram R$ 354 milhões, um recuo de 8,1% na comparação com igual intervalo de 2016. Em novas lojas, aquisição de terrenos e conversões foram aportados R$ 209 milhões, um avanço anual de 22,6%. Já as reformas e manutenções tiveram crescimento de 31,3%, para R$ 135 milhões, e aportes em infraestrutura e outros cresceram 13,9%, para R$ 101 milhões. O Grupo Pão de Açúcar encerrou o ano de 2017 com 1.081 lojas, sendo 955 do segmento multivarejo e 126 do Assaí. Em multivarejo, 186 são Pão de Açúcar, 117 do Extra Hipermercado, 188 Extra Supermercado, 265 de proximidade (Minuto Pão de Açúcar e Extra Minimercado), 127 drogarias e 72 postos de combustíveis.

Fonte: Panorama Farmacêutico

32
Tags: GPAinvestimentolojas
Previous Post

Mudança em parcelamento de cartão afetaria comércio e clientes

Next Post

Google Pay anuncia chegada ao Brasil

Conteúdos Relacionados

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
Notícias

Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França

30 de novembro de 2023
Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
Notícias

Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias

30 de novembro de 2023
Assaí avança no e-commerce
Notícias

Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

30 de novembro de 2023
Next Post

Google Pay anuncia chegada ao Brasil

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

Sobre a SBVC

A SBVC foi constituída com o propósito de contribuir para o aumento da competitividade do varejo, trazendo conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos varejistas de todos os segmentos e promovendo ações sociais.

Navegação

  • Agenda
  • Fotos
  • Fale Conosco
  • Imprensa
  • Assessoria de Imprensa

Publicações Recentes

  • Abilio Diniz está em “lua de mel” com a gestão do Carrefour na França
  • Quatro em dez brasileiros compram artigos de perfumaria em farmácias
  • Assaí: modelo de operações descentralizado ajuda em eficiência

ENDEREÇO

Endereço:
Avenida Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
Horsa I – 3º andar – sala 301
Bela Vista, São Paulo – SP
CEP 01311-940
e-mail: contato@sbvc.com.br

No Result
View All Result
  • 2º Fórum de Prevenção de Perdas da SBVC
  • Agenda
  • Agenda Listagem
  • Artigos
  • Associe-se
  • Atividades
  • Blogs
  • Conselho Consultivo
  • Conselho Deliberativo
  • Contato para Imprensa
  • Diretoria
  • Empresas Varejistas Associadas
  • Enquetes
  • EVENTO ESPECIAL
  • Fale Conosco
  • Fili
  • Fotos
  • História
  • Home
  • Imprensa
    • Comissão de Marketing
    • Comissão de Prevenção de Perdas
    • Comissão de Shopping Centers
    • Comissão de Sustentabilidade
    • Comissão de TI
    • Comissão Digital, Mobile e E-commerce
    • Comissão Jurídica
  • Indicadores
  • Links
  • Mapa do site
  • Notícias
  • Notícias
  • Painel de Vagas
  • Parceiros
  • Pesquisas e Estudos
  • Pilares
  • RANKING 300 MAIORES EMPRESAS DO VAREJO BRASILEIRO SBVC 2019
  • Reserve já o espaço para o anúncio da sua empresa
  • SBVC
  • SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo
  • SBVC NA BAND NEWS
  • SNAPSHOT SBVC AGOSTO 2018
  • Vídeos

© 2023 SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.