Hoje, cada embalagem é utilizada, em média, por apenas 12 minutos. Já o processo de decomposição do material plástico demora centenas de anos
Gigantes do setor supermercadista como Walmart , Target e Kroger se uniram a grandes cadeias de outros segmentos do varejo, como as rede de farmácias CVS e Wallgreens em um projeto que promete reinventar as sacolas de compra distribuídas no comércio dos EUA.
Elas estão juntas na organização Consortium to Reinvent the Retail Bag , criada para testar alternativas às sacolas plásticas utilizadas atualmente. Em parceria com o grupo de investimento The Center for the Circular Economy at Closed Loop Partners, os varejistas devem desembolsar em torno de US$ 15 milhões no projeto.
Na prática, o consórcio, juntamente com a empresa global de design IDEO vai incentivar fornecedores, designer e outros profissionais de criação a enviar ideias de soluções sustentáveis capazes de substituir em larga escala as sacolhinhas plásticas.
“Ao nos unirmos para resolver o problema, nosso objetivo é acelerar o ritmo da inovação e da comercialização de soluções sustentáveis”, declarou Kathleen McLaughlin, vice-presidente executivo e diretora de sustentabilidade do Walmart.
Atualmente, mais de 100 bilhões de sacolas plásticas são utilizadas anualmente nos EUA e menos de 10% delas são recicladas. O tempo médio de uso de cada sacola é de 12 minutos, enquanto o material plástico que a compõe demora centenas de anos para se decompor.
Fonte: S.A. Varejo