As maiores redes de franquias do País são prioritariamente do setor de alimentação, segundo dados divulgados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising).
A Associação levantou quais são as 50 maiores redes do setor, de acordo com o número de unidades. De acordo com Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF, em franquias, o número de unidades é fator essencial. “A manifestação física das franquias é o nosso objeto de interesse”, afirma.
Segundo a pesquisa, 36% das 50 maiores são do segmento de alimentação – o que inclui fast-food e lojas de conveniência. Em Serviços educacionais, as franquias representaram 18% do total das redes, seguidas pelas redes de Moda (14%), Saúde, Beleza e Bem Estar (6%), Serviços Automotivos (6%).
De acordo com o estudo, 68% das maiores redes do País têm acima de 10 anos de atuação, 10% têm entre 5 e 6 anos, 8% têm entre 7 e 8 anos. Além disso, essas redes estão concentradas prioritariamente na região Sudeste, com 71% de participação, Sul (17%), Nordeste (9%), Centro Oeste (4%) e Norte (1%).
Entre os Estados, São Paulo lidera, com 53% de participação, seguido pelo Rio de Janeiro, com 11%, Paraná (8%), Minas Gerais (6%) e Rio Grande do Sul (5%).
Confira quais são as 10 maiores redes de franquias, conforme o número de unidades:
1. O Boticário – 3.730 lojas
2. Subway – 2.153 lojas
3. Cacau Show – 2.045 lojas
4. Am Pm Mini Market – 2.039 lojas
5. Colchões Ortobom – 2.011 lojas
6. McDonald’s – 1.916 lojas
7. Jet Oil – 1.516 lojas
8. Lubrax – 1.475 lojas
9. Kumon – 1.375 lojas
10. BR Mania – 1.255 lojas
O levantamento foi feito apenas com as redes associados à ABF.
Fonte: NOVAREJO