O varejo alimentar brasileiro tem passado por uma mudança significativa com a transformação digital dos últimos dois anos. Segundo Peter Estermann, diretor-presidente do Grupo Pão de Açúcar (GPA), que reúne as bandeiras como Extra, Assaí, Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio, a integração entre as lojas física e on-line gera oportunidade de negócios para a companhia.
“Neste momento, passamos por uma transformação digital bem intensa. Os aplicativos ‘Pão de Açúcar Mais’ e ‘Clube Extra’ possuem mais de 15 milhões de clientes associados. Lançamos o aplicativo ‘Meu Desconto’, que já teve mais de cinco milhões de downloads. Passamos a oferecer ofertas personalizadas para melhorar a experiência de compra do consumidor”, disse Estermann em evento da Associação Paulista de Supermercados (Apas).
O executivo comentou em apresentação que 80% das compras realizadas no Pão de Açúcar são feitas por clientes cadastrados no programa de fidelidade “Cliente Mais”. Na bandeira Extra, os clientes do programa de fidelidade respondem por 45% das vendas.
O presidente do GPA disse que o desafio é preparar as lojas para atender esses consumidores, deixando-as abastecidas. Estermann comentou que para a varejista é muito importante a quantidade de informações obtidas do comportamento de consumo.
Fonte: Valor Econômico